Section: Plenárias |
Plenárias Quatro sessões plenárias discutiram questões fundamentais para museus e centros de ciência, como a democratização do conhecimento em um mundo de contrastes, as controvérsias da ciência, os modelos e desafios para essas instituições e o papel educacional que elas desempenham como centros de aprendizagem. Plenária 1: Inclusão Social, Ciência e Cidadania Vivemos em um mundo de contrastes. Barreiras culturais, sociais e econômicas impedem que grande parte da sociedade exerça plenamente sua cidadania. Os avanços da ciência e da tecnologia aumentam ainda mais a separação entre ricos e pobres, criando desigualdade e eliminando as diversidades culturais. Historicamente, museus e centros de ciência têm se engajado na democratização do conhecimento e na educação. Considerando os tempos atuais, como essas instituições podem contribuir para a promoção da inclusão social? Que desafios devem ser enfrentados para que se amplie a participação efetiva dos cidadãos no desenvolvimento e contribuições da ciência e da tecnologia? Coordenador: Palestrantes: Plenária 2: Novos Modelos e Desafios para Museus e Centros de Ciência Esta sessão plenária vai abordar a questão dos novos modelos funcionais para centros de ciência. Discutiremos a relevância dos centros de ciência em um amplo contexto cultural e social, levando em consideração as atuais tendências da nossa sociedade e as mudanças de comportamento provocadas pela emergência de modelos em ciência e tecnologia. A sessão terá o formato de um painel de discussão com quatro participantes, cada um deles com 15 minutos de fala. Após a apresentação, o público poderá se dividir em pequenos grupos de discussão. Coordenador: Plenária 3: Fronteiras e Controvérsias da Ciência É importante que centros e museus de ciência discutam as fronteiras da ciência, já que estas definem fortes mudanças econômicas e sociais. Assuntos controversos serão abordados nesta sessão plenária. O que devemos esperar do futuro? O progresso da ciência leva a humanidade aos seus limites éticos e morais. Às vezes, os benefícios de descobertas científicas são exagerados e escondem os seus possíveis malefícios. De que maneira os centros e museus de ciência podem contribuir para essa discussão? Que novos desafios podem ser esperados para o campo da divulgação científica? Aonde a ciência e a tecnologia poderão nos levar? Coordenador: Palestrantes: (a serem confirmados) Plenária 4: Museus e Centros de Ciência como Espaço de Aprendizagem Nas últimas décadas, museus e centros de ciência têm contribuído para a transformação do panorama da aprendizagem. Por intermédio das oportunidades de aprendizagem informal e participativa geradas nesses espaços, visitantes de todas as idades descobriram que o ato de aprender está relacionado a uma participação ativa e não à recepção passiva, que ele pode ser entretenimento além de meramente informativo, uma atividade para toda a vida e não apenas restrita ao aprendizado formal e que a experiência informal pode ser definida pela família ou pela comunidade e não apenas ficar restrita a um currículo. A característica primária e definidora dos museus e centros de ciência tem sido o fato de serem espaços de aprendizagem. Esta sessão apresenta intervenções importantes e pontuais do mundo inteiro, com o objetivo de desafiar o nosso pensamento quanto ao desenvolvimento de nosso papel como espaços de aprendizagem dentro das comunidades de que fazemos parte. Coordenador: |