:: 4SCWC ::

  :: EXPO ::
Anfitrião
Tema
Programa
Brasil e Rio de Janeiro
Comitês
Notícias e Imprensa
Eventos Associados
Fale Conosco
Español English
 

Visitas Técnicas a Museus e Centros de Ciência

O Rio de Janeiro tem diversas instituições que oferecem atrações turísticas, culturais e históricas e enfatizam a democratização do conhecimento e a educação.

 

Durante a manhã de quinta-feira, 14 de abril, ocorreram visitas técnicas a museus e centros de ciência (“Behind-the-Scenetours), com o objetivo de oferecer aos delegados a oportunidade de ver e discutir o trabalho dos profissionais de museus e centros de ciência brasileiros e de promover um melhor entendimento da natureza e do propósito de seus projetos.

 

Dentre as instituições convidadas para esta atividade estão:

Parque Estadual da Pedra Branca

(Endereço: Estrada do Pau da Fome, 4.003 - Taquara - Jacarepaguá -, Rio de Janeiro; tel: 21-2446-4557)

 

O IEF.RJ é o órgão responsável pela política florestal do Estado do Rio de Janeiro, a quem incumbe a gestão das Unidades de Conservação Estaduais de Proteção Integral. Dentre elas, destaca-se o Parque Estadual da Pedra Branca, maior parque urbano do mundo, situado na zona oeste da cidade, onde foi instalado um espaço museográfico que abriga a exposição "Da Pedra Branca ao Pau da Fome", sobre o ecossistema Mata Atlântica, com enfoque especial nas riquezas naturais do parque

 

Atividades

Horário: de 9h às 12h

 

9:00 às 9:40

Recepção dos delegados com apresentação institucional no espaço multiuso e debate

9:40 às 10:20

Intervalo. Sugestão: Visita  ao quiosque do Sr.João situado na entrada do parque, para saborear os típicos bolinhos de aipim e doces caseiros, famosos na região.

10:20 às 11:00

Visita guiada ao Centro de Exposição Permanente (Espaço Museográfico), Minhocário e Bromeliário.

11:00 às 11:40

Visitação Livre. Sugestão: Trilha Rio Grande, a Figueira Centenária  - símbolo do Pau da Fome e a Represa do Pau da Fome.

Museu Histórico Nacional 

(Endereço: Praça Marechal Âncora s/nº  Próximo à Praça XV Centro histórico da cidade do Rio de Janeiro; tel: 2220-2328)

 

No centro histórico do Rio de Janeiro, os colonizadores portugueses construíram em 1603 a Fortaleza de Santiago, origem do conjunto arquitetônico que hoje abriga o Museu Histórico Nacional. Atualmente, o museu reúne um acervo de cerca de 258 mil itens, entre objetos, documentos e livros, além de manter, em nove mil metros quadrados de área aberta ao público, galerias de exposições permanentes e temporárias, uma biblioteca, um arquivo histórico e um Centro de Referência Luso-Brasileira.

 

Atividades:

Horário: de 9h30 às 12h

9h30 às 10h

Recepção aos delegados do Congresso pela Diretora do MHN. Será servido um coffee-break.

10h às 11h30

Visita às exposições: “Presença Holandesa no Brasil”,  Arte Sacra: Simbolismo e Devoção  na Coleção do Museu Histórico Nacional”,  “Colonização e Dependência  e  Memória do Estado Imperial”.

11h30 às 12h

Visitação livre no Museu.

Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

(Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea –, Rio de Janeiro - RJ)

 

A Fundação Planetário, órgão municipal, inaugurou o seu primeiro planetário, modelo Spacemaster, em 1970. Em 1998, ampliou seus espaços com a implantação do Museu do Universo. Integram este novo segmento um planetário modelo Universarium VIII-TD, com capacidade de 277 lugares, espaços para experimentos interativos, exposições temporárias, Sala de Observação Solar, Praça dos Telescópios, biblioteca, auditório, cinema contínuo e restaurante. Recebe, aproximadamente, 100 mil visitantes por ano, especialmente estudantes do ensino fundamental, de terça-feira a domingo.

 

Atividades:

Horário: de  9h às 12h

9h às 9h45

Recepção dos delegados na cúpula Carl Zeiss. Boas-vindas e apresentação de um resumo dos programas de planetário
exibidos
atualmente.

9h45 às 10h15

Coffee-break no mezanino - 1º piso

10h15 às 11h15

Visitas acompanhadas aos espaços da instituição: cúpula Galileu Galilei, Sala de Observação Solar, Praça dos Telescópíos, cinema contínuo, sala de equipamentos, experimentos interativos incluindo a Nave-escola.

11h15 às 12h

Visitação livre

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST

(Endereço: Rua General Bruce, 586 - Rio de Janeiro; tel: 2580-7010)

 

O MAST é um instituto de pesquisa que atua desde 1985 nas áreas da história da ciência; preservação de acervos históricos da ciência e tecnologia; educação e divulgação em ciência. Constitui-se por um conjunto arquitetônico e paisagístico, do início do século XX; de um rico acervo de instrumentos científicos e um arquivo histórico que documentam instituições científicas e cientistas brasileiros, do século XIX e XX. E, dedica-se a promover a aproximação do público leigo com a C&T.

 

Atividades

Horário: de 9h às 12h

 

9:00 às 9:30 

Recepção dos delegados do Congresso no auditório do Museu, onde terão uma breve apresentação sobre a instituição.

9:30 às 10:00

Neste momento o grupo de delegados será dividido em dois subgrupos, cada um deles dirigido a uma apresentação, a saber: 1) Explora acervos patrimoniais da instituição, testemunhos da história da ciência no Brasil. 2) Explora uma filosofia de divulgação da ciência. Em ambas serão apresentados exemplos do trabalho desenvolvido pelo Museu.

10:00 às 10:30

Coffee-break

10:30 às 11:00

Mudança de grupos. Os subgrupos serão alternados, de acordo com as apresentações.

11:00 às 12:00

Visita livre

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

(Endereço: Rua Jardim Botânico 1008 – Rio de Janeiro; tel: 2294-9349)

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi criado em junho de 1808 pelo Príncipe Regente Dom João nas terras do antigo Engenho da Lagoa Rodrigo de Freitas, com a finalidade de aclimatar especiarias vindas das Índias Orientais. Recebeu o nome de “Jardim da Aclimação”, passando, em outubro do mesmo ano, a “Real Horto”. Foi aberto à visitação pública em 1822.

 

Atividades

Horário: de 9h às 12h

Recepção aos congressistas no hall do herbário

Palestra introdutória

Serão apresentadas quatro diferentes visitas técnicas simultâneas, a saber:

a) Visita ao Herbário, Carpoteca, Xiloteca e Laboratórios;

b) Educação Ambiental no JBRJ: apresentação dos projetos e materiais produzidos pelo Núcleo de Educação Ambiental;

c) Coordenação de Coleções Vivas: visita comentada ao arboreto, através de trilha a ser posteriormente definida;

d) Apresentação do Programa de Interpretação Ambiental, do Centro de Visitantes do JBRJ, tendo como atividade visita guiada através da “Trilha das Plantas Medicinais”.

Museu do Índio / Funai

(Endereço: Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo – Rio de Janeiro; tel: 2286-8899)

 

O Museu do Índio é uma instituição ligada à preservação e à divulgação do patrimônio cultural indígena. Trabalha em parceria com os povos indígenas na identificação de objetos, imagens e matérias-primas e na realização de atividades como exposições, cursos, palestras e programações educativas. Com 52 anos, é forte referência para pesquisadores. Seu acervo reúne 14 mil peças etnográficas, 16 mil publicações especializadas em etnologia e áreas afins, 80 mil imagens em diversos suportes, parte digitalizada e armazenada em CD-ROMS, 500 mil documentos textuais, além de duas centenas de filmes, vídeos e gravações sonoras.

 

Atividades

Horário: de 9h às 12h

Visita guiada por especialista do serviço de museologia (SEMU) às reservas técnicas do Museu do Índio.

Visita guiada à exposiçãoTempo e Espaço na Amazônia: os Wajãpi”

Museu Aeroespacial

(Endereço: Av. Marechal Fontenelle, 2000, Sulacap - Rio de Janeiro; tel: 357-5214/357-5213)

 

Localizado no lendário berço da aviação brasileira, o Museu Aeroespacial ocupa uma área de 16 mil metros quadrados. Em exposição, possui quase mil objetos, dentre os quais cerca de 80 aeronaves (algumas, exemplares únicos no mundo). 

 

Atividades

Horário: de 9h às 11h30

Briefing no Auditório

Visita à área expositiva

Coffee Break

Despedidas 

 

 

Versão para impressão:
 
"Science Centres: Breaking Barriers, Engaging Citizens"