Section: Últimas Notícias


Rompendo barreiras entre Índia e Brasil

Professor Jayant Narlikar
Professor Jayant Narlikar
O caráter científico e o pensamento racional e a urgente necessidade de se ultrapassar o senso comum em países ainda pouco desenvolvidos. Popularização da ciência e inclusão social. Essas questões foram debatidas pelo cosmólogo indiano e conferecista do 4o Congresso Mundial de Centros de Ciência, Jayant Narlikar, que concedeu uma entrevista exclusiva para o website antes do evento.

 

 

Quais são as suas expectativas com relação ao 4º Congresso Mundial de Centros de Ciência?

Espero aprender como países diferentes conseguem levar a ciência às massas e como o pensamento racional é introduzido em contraponto às superstições. Neste encontro, talvez me depare com um novo método a ser testado na Índia.

De que maneira sua própria experiência na Índia poderia ajudar centros ou instituições brasileiras a desenvolver programas de popularização da ciência?

É possível que existam problemas comuns nesse sentido entre os dois países e acredito que a principal questão seja como tornar o público geral aberto à ciência. Gostaria de indicar métodos por mim utilizados na Índia que poderiam ser considerados para o Brasil. Por exemplo, a IUCAA (Inter-University Centre for Astronomy & Astrophysics) tem um programa de introdução de novas facetas da ciência por meio de palestras regulares proferidas ao público escolar e envolvendo crianças em projetos durante as férias. Algumas ONGs também têm programas junto a habitantes de pequenos vilarejos, nos quais "milagres" são desmistificados por princípios científicos.

A chamada ciência "hard", como a cosmologia e a astrofísica, é mais difícil de ser comunicada ao grande público? Como superar essas barreiras?

Muito pelo contrário. Há uma considerável curiosidade sobre o cosmos na mente das pessoas, o que torna falar sobre cosmologia e astrofísica extremamente fácil. O truque é evitar a linguagem matemática e usar comparações a partir das experiências vividas no cotidiano para ilustrar resultados.

É possível identificar semelhanças entre o Brasil e a Índia quando se trata da dificuldade em popularizar a ciência? Quais são as diferenças e como esses países podem se beneficiar de suas experiências?

Na Índia, há muitas superstições e crenças tradicionais que precisam ser eliminadas, além do "medo" da ciência para o senso comum, que também precisa ser corrigido. Embora não conheça exatamente como é a situação no Brasil, imagino que haja semelhanças nesse sentido. Portanto, num encontro como este, poderemos discutir os métodos utilizados atualmente e a eficácia que se tem constatado em cada um deles.

Veja também:

Astrofísico e cosmólogo indiano confirma conferência


4th Science Centre World Congress