Biodiversidade e saúde

O Brasil é um país com grande biodiversidade: uma em cada cinco espécies existentes no mundo vive aqui. Entender melhor a importância da biodiversidade – em especial a brasileira - para a nossa vida e nossa sociedade é um dos objetivos da exposição “Biodiversidade e saúde”, realizada pelo Museu da Vida e por Farmanguinhos, da Fiocruz.

Voltada para o público a partir de 12 anos, a exposição provoca reflexões sobre as relações entre a biodiversidade, a saúde e suas perspectivas socioambientais.

Apresentada na forma de painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia; a conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas -; e a refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies.

A biodiversidade como fonte de saúde - por exemplo, na produção de medicamentos e vacinas - também é discutida na mostra, que aborda ainda o reconhecimento científico de plantas medicinais e a distribuição de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde.

A mostra traz um jogo da memória com informações sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção e uma atividade interativa sobre as relações ecológicas que acontecem no ambiente da floresta.

“Biodiversidade e saúde” foi inaugurada no Parque Madureira, em Madureira, em outubro de 2013, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A exposição teve apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e patrocínio das empresas JAM Engenharia de Ar Condicionado, Globe Química, Relthy e Nortec Química.

Campus Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 - museudavida@fiocruz.br - Agendamento de visitas:(0xx21)2590-6747
Copyright © Museu da vida - Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz - 2008.