Facebook Twitter Imprimir

Espetáculo dialoga com temas atuais, como ética na pesquisa e alimentos transgênicos.

E se você conhecesse um ladrão de fórmulas secretas? (Foto: Liliana Mont Serrat)
As confusões armadas em um laboratório high-tech na roça são o mote do primeiro espetáculo infantil do Museu da Vida – “Aprendiz de Feiticeiro”. O texto, de Maria Clara Machado, fala com humor sobre o mundo das descobertas científicas e busca levar as crianças a refletir sobre importantes questões éticas da atualidade.

A peça narra a busca do doutor Uranus Octavius Octopus de Almeida por uma fórmula capaz de acabar com a fome no mundo. Ele descobre uma substância capaz de produzir laranjas gigantes. As encrencas começam quando o cientista precisa viajar às pressas e deixa o laboratório sob os cuidados de seu fiel assistente, Horacius Juventus, e de sua irrequieta neta Arabela.

O tenente Perseguição é super atrapalhado! (Foto: Liliana Mont Serrat)
Aproveitando-se da ausência de Uranus, o atrapalhado espião Dimitri Nicolai Massachussetts vai lançar mão de uma série disfarces inusitados para tentar roubar a fórmula secreta. O Tenente Perseguição chega para proteger as descobertas do cientista, mas o desajeitado militar acaba causando mais confusão. Integram o elenco da peça os atores Ana Paula Gomes, Daniel Cintra, Dieymes Pechincha, Kakau Berredo e Gabriel Morais.

Maria Clara Machado escreveu 27 peças voltadas para as crianças, tornando-se referência no teatro infantil brasileiro. Seus textos foram traduzidos para vários idiomas e montados diversas vezes fora do País. Criadora do teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, ela acumulou uma série de reconhecimentos ao longo de sua carreira, entre os quais o prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1991.

O elenco e produção da nova temporada! (Foto: Liliana Mont Serrat)
Escrito nos anos 1960, quando chegou a ser censurado por trazer ao palco um militar desengonçado, “Aprendiz de Feiticeiro” se mostra ainda atual, destaca a diretora da montagem, Leticia Guimarães. “A história nos aproxima de discussões sobre temas atuais, como transgênicos e pesquisas com animais, traz questões éticas e provoca reflexões”, afirma. “Será que manipular os alimentos acabará com a fome?”, questiona.

Confira a ficha técnica aqui.

Atualizado em 02/07/2015