Ir para o conteúdo

O Brasil é um país com grande biodiversidade: uma em cada cinco espécies existentes no mundo vive aqui. Entender melhor a importância da biodiversidade – em especial a brasileira - para a nossa vida e nossa sociedade é um dos objetivos da exposição “Biodiversidade e saúde”, realizada pelo Museu da Vida e por Farmanguinhos, da Fiocruz.

Voltada para o público a partir de 12 anos, a exposição provoca reflexões sobre as relações entre a biodiversidade, a saúde e suas perspectivas socioambientais.


Apresentada na forma de painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia; a conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas -; e a refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies.

A biodiversidade como fonte de saúde - por exemplo, na produção de medicamentos e vacinas - também é discutida na mostra, que aborda ainda o reconhecimento científico de plantas medicinais e a distribuição de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde.


A mostra traz um jogo da memória com informações sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção e uma atividade interativa sobre as relações ecológicas que acontecem no ambiente da floresta.

“Biodiversidade e saúde” foi inaugurada no Parque Madureira, em Madureira, em outubro de 2013, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A exposição teve apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e patrocínio das empresas JAM Engenharia de Ar Condicionado, Globe Química, Relthy e Nortec Química.

 

Especificações técnicas:

Área para montagem: 80 m²
Tipo de veículo para transporte: caminhão grande fechado
Período de montagem/desmontagem: 2 dias
Equipe técnica: 4 pessoas (2 montadores, 1 educador, 1 coordenador)
Período de capacitação: 2 dias
Mediação: 2 mediadores por turno (20 horas) + 1 supervisor (40 horas)
Tipo de embalagem: softpacking (papel corrugado e plástico bolha)

 

Para solicitar essa exposição, os contatos podem ser feitos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações sobre como receber uma exposição itinerante, confira a contrapartida para exposições de médio e grande porte.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Nova Rio conheça