Facebook Twitter Imprimir
O Simpósio Diálogos entre Ciência, Saúde e Sociedade também abordou a comunicação e a educação.

No dia 18 de novembro, o Museu da Vida/COC realizou o Simpósio Diálogos entre Ciência, Saúde e Sociedade, que aconteceu de 9h às 16h, na Tenda da Ciência.

As reflexões sobre as relações entre ciência, saúde e sociedade permeiam diversas áreas como a comunicação, a educação, as ciências sociais, entre outras. Cada uma a seu modo e com seus questionamentos próprios, estas áreas vêm, já há muitos anos, se debruçando sobre o tema.

O evento buscou promover a troca de saberes, ideias e experiências entre estas diferentes áreas. Foram realizadas duas mesas-redondas que discutiram temas como a relação entre cinema e educação, a divulgação científica e o uso de diferentes mídias na sala de aula, controvérsias da ciência na Wikipedia, caminhos e descaminhos da divulgação científica em sua relação com a sociedade, entre outros assuntos.

O evento foi gratuito e aberto ao público em geral.

Confira a programação completa:

Coffee break

9h00 – Abertura

Diego Bevilaqua, chefe do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Marcos José de Araújo Pinheiro, vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Nísia Trindade Lima, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz

10h00 – Mesa-redonda
Mediador: Luís Amorim (Coordenador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica/Museu da Vida/COC)

Palestrantes

Henrique Cukierman - A ciência ao redor: A divulgação científica entre os modelos de difusão e de tradução
Graduado em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ e doutor em Engenharia Produção pela UFRJ, com doutorado sanduíche junto ao Program In History and Philosophy of Science da Stanford University, é professor associado da UFRJ nas pós-graduações dos Programas de Engenharia de Sistemas da COPPE/UFRJ e de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.

Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor - A ficção e sua interface com a educação
Graduada em Português e Literaturas pela UFRJ e em Inglês pela Uerj, mestre em Letras pela UFRJ e doutora em Letras pela UFF, é professora do CAp-UFRJ e da UFRJ. Dedica-se principalmente aos temas: literatura brasileira, cinema brasileiro, narrativa poética, em sua interface com a filosofia, e educação.

Josy Fischberg - Mídia na sala de aula: o jornalismo para crianças e para a formação de futuros professores
Graduada em Jornalismo pela PUC-Rio, mestre e doutora em Educação pela PUC-Rio, é Editora de Conteúdo Web na Rede Globo e escreve no Globo A Mais, a revista do Globo para iPad, sobre sites que podem ser aproveitados por pais e professores na hora de estudar.

12h – Almoço

13h30 – Mesa-redonda
Mediador: Diego Bevilaqua (chefe do Museu da Vida/COC)

Palestrantes

Rita Migliora - As habilidades educacionais de jovens no uso das mídias digitais
Graduada em Direito pela Uerj e em Educação pela PUC-Rio, mestre e doutora em Educação pela PUC-Rio, tem experiência na área de educação, com ênfase em mídia e educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cultura, recepção, criança, mídia e significação.

Carla da Silva Almeida - Ciência ou Sociedade? Caminhos e descaminhos da divulgação científica
Jornalista especializada em ciência e pesquisadora na área de divulgação científica, é mestre em Science Communication pelo Imperial College London e doutora pela UFRJ na área de divulgação científica. Contribui para o portal Scidev.Net, onde mantém a coluna mensal Radar Latinoamericano.

Bernardo Esteves - As controvérsias da ciência na Wikipedia em português
Graduado em Comunicação Social pela UFMG e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ, publicou o livro "Domingo é dia de ciência - história de um suplemento dos anos pós-guerra" (Azougue/Abipti). É repórter da revista Piauí e doutorando em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ.

15h30 – Coffee break/Encerramento

Simpósio Diálogos entre Ciência, Saúde e Sociedade
Dia 18 de novembro de 2013, das 9h às 16h
Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida