Facebook Twitter Imprimir
Foto: Luanda Lima
Organizada pelo Museu da Vida (Fiocruz), a mostra “Nós do Mundo” discutiu mudanças climáticas, matrizes energéticas, consumismo, desigualdades sociais e desenvolvimento sustentável por meio de imagens, áudio, vídeos e atividades interativas.

Os moradores de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, puderam conferir no Museu Ciência e Vida, por meio de imagens, áudio, vídeos e atividades interativas alguns dos principais aspectos desses temas de grande importância e que estão em debate em todo o mundo.

Tratando da relação entre os seres humanos e o planeta, a exposição integrou as atividades da Fiocruz na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável). Com a iniciativa, foi possível conhecer não apenas os problemas enfrentados pela sociedade, mas também as soluções já existentes. Desta forma, a exposição “Nós do Mundo” ajudou a compreender a situação de desequilíbrio na atual relação de desenvolvimento com o meio ambiente, bem como apontar alternativas sustentáveis.

Foto: Luanda Lima
Entre as atrações, há uma bicicleta que, ao ser pedalada, transforma esse movimento em energia elétrica; uma casa em miniatura com informações sobre o gasto de energia por aparelhos domésticos; a simulação de um supermercado em que, ao passar o código de barras do produto num leitor desse tipo de sistema, o visitante recebe informações ambientais sobre ele. Outra atividade é a “explorando cenários”, em que o visitante participa de maneira interativa da projeção de um cenário não sustentável, transformando-o em sustentável.

Clique aqui para ver no nosso Flickr uma galeria de fotos dessa mostra.