Facebook Twitter Imprimir
A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP), juntamente com o Museu da Vida (MV/COC/Fiocruz) e o Escritório Regional de Ciência da Unesco, lançaram o primeiro Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe. A publicação foi apresentada durante o 14º Congresso RedPOP, que reuniu mais de 300 divulgadores da ciência de 21 países em Medellín, na Colômbia.

Com uma relação de cerca de 470 centros da região, o guia – que tem versões em português e espanhol - foi distribuído gratuitamente a membros da RedPOP e a bibliotecas da região. A publicação também pode ser acessada gratuitamente no site da entidade e aqui no portal do Museu da Vida.

“O guia faz parte das comemorações dos 25 anos da RedPOP e só foi possível graças a todas as instituições e todos os indivíduos envolvidos, que trabalharam de forma intensa e muito entusiasmada para tornar esse sonho possível”, afirma Luisa Massarani, diretora da rede. O guia teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Convenio Andrés Bello.

Entre as instituições colaboradoras, estão a Asociación Argentina de Centros y Museos de Ciencia y Tecnologia; Asociación Mexicana de Museos y Centros de Ciencia y Tecnologia, Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência; Liliput – Red de Pequeños Museos del Área Andina; Sociedad Mexicana para la Divulgación de la Ciencia y la Técnica; Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundación Cientec (Costa Rica), Museo Interactivo Mirador (Chile) e Parque Explora (Colômbia). Também colaboraram a Academia de Ciencias de Nicaragua e a Universidad Don Bosco (El Salvador).

Clique aqui para baixar gratuitamente a publicação em português e aqui para fazer download da versão em espanhol.

Guia de Museus de Ciência do Brasil

Em maio, também foi lançada a terceira edição do Guia de Museus de Ciência do Brasil, iniciativa que resultou de um esforço conjunto entre a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), a Casa da Ciência da UFRJ e o Museu da Vida. Com informações sobre 268 espaços científico-culturais espalhados pelo país, o novo guia funciona como instrumento de divulgação ao público em geral, em especial às escolas. A publicação está disponível online.