Facebook Twitter Imprimir
Faleceu, no dia 19 de outubro de 2009, o físico Maurice Bazin, um dos idealizadores e fundadores do Espaço Ciência Viva, no Rio de Janeiro. Personagem importante da divulgação científica no Brasil, onde morava desde o final da década de 1970 (com um pequeno intervalo na década de 1990, quando morou nos Estados Unidos), Bazin defendia que os centros interativos de ciência deveriam ser criados e pensados para atender à comunidade local e formar educadores do povo brasileiro.

Um bom museu ou centro de ciência, afirmava o físico, é aquele que contagia o público, como acontece no carnaval: você começa a cantar e de repente está sambando. “Gostaria que as pessoas sambassem ciência e não saíssem dos museus impressionadas”, disse Bazin em entrevista concedida ao Museu da Vida em 2004.

Bazin morreu vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia no coração. O velório foi realizado no dia 20 de outubro de 2009, na Capela 9 do Memorial do Carmo, no Caju.