Alimentando o Olhar na Saúde
Utilizando um tapete lúdico, a atividade busca contextualizar conhecimentos sobre alimentação e saúde em diferentes territórios.

Contribuição da Vigilância Sanitária para a Redução das Desigualdades
Atividades expositivas relacionadas ao controle de qualidade de produtos como medicamentos, alimentos, vacinas e cosméticos.

Desafio Ágora 2030
Aplicativo mobile em forma de jogo virtual de curadoria de inovações para um mundo sustentável. Está associado à Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao participar, o jogador transforma o povoado Ágora, assim como queremos mudar o mundo.
Público prioritário: adolescentes e adultos

Div & Ap - Doença de Chagas: divertindo e aprendendo sobre a doença de Chagas
Jogo educativo sobre os principais vetores da doença de Chagas no Brasil.
Público prioritário: jovens e professores

Equilíbrio Ecológico
Uma conversa sobre a diversidade biológica e como cada integrante de um ecossistema saudável cumpre seu papel, mantendo um equilíbrio e minimizando as desigualdades. Serão utilizados exemplares da coleção zoológica didática do setor educativo do Museu Nacional (UFRJ).
Público prioritário: todos

HIV e Aids: tire suas dúvidas!
Atividade expositiva com maquete mostrando a estrutura do HIV e de uma célula do sistema imunológico, além de jogo educativo e oficina.

A Importância dos Biomodelos para o SUS
A atividade busca promover uma reflexão sobre o uso de animais em pesquisa, bem como apresentar o horizonte dos métodos alternativos.
Público prioritário: adolescentes

As Leishmanioses
Os flebotomíneos, transmissores das leishmanioses, poderão ser visualizados em lupa e em tubos. Haverá também mesa de desenho, quebra-cabeça e jogo da memória.
Público prioritário: todos

A matemática está em tudo
Oficinas variadas, incluindo montar uma réplica de um motor eletromagnético utilizando objetos simples e de fácil acesso, como pilhas, alfinetes, fio de cobre e fita durex.

Mostra Itinerante Saúde e Meio Ambiente nas Escolas
Exibição de trabalhos realizados por professores e alunos de todo o Brasil, considerados de excelência por suas abordagens de temas urgentes nos campos da saúde e do meio ambiente.

Olho Vivo no Barbeiro: uma ação independente das desigualdades
Serão apresentadas as formas de desenvolvimento do barbeiro, como ocorre a dispersão entre os diferentes ambientes e a colonização do domicílio, bem como as medidas de prevenção da doença de Chagas.
Público prioritário: todos

Olho Vivo no Percevejo de Cama: um incômodo nos cômodos independente das desigualdades
Serão apresentadas as formas de desenvolvimento do percevejo de cama, como ocorre a dispersão e as infestações nos diferentes ambientes, e as medidas de prevenção e controle que vêm sendo utilizadas.

Quiz: Olimpíada e os 17 ODS
Jogo sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.

Trilha Científica Oswaldo Cruz
Um passeio recheado de conhecimentos sobre ambiente e patrimônio ambiental.
Público prioritário: adolescentes e adultos

A Vida Secreta dos Fungos
A atividade vai mostrar diferentes formas de utilização dos fungos e seu potencial para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país.
Público prioritário: infantil e adolescente