Alimentando o Olhar na Saúde
Utilizando um tapete lúdico, a atividade busca contextualizar conhecimentos sobre alimentação e saúde em diferentes territórios.

Contribuição da Vigilância Sanitária para a Redução das Desigualdades
Atividades expositivas relacionadas ao controle de qualidade de produtos como medicamentos, alimentos, vacinas e cosméticos.

Div & Ap - Doença de Chagas: divertindo e aprendendo sobre a doença de Chagas
Jogo educativo sobre os principais vetores da doença de Chagas no Brasil.
Público prioritário: jovens e professores

Eugene: nome no genoma
Página web que cria um caça-palavra com o nome da pessoa, em um fundo de sequência de DNA (ou proteína), com o intuito de simular o trabalho de análises bioinformáticas. Possui diversos níveis de dificuldade. Além do nome da pessoa, outras palavras, como gene, genoma e proteína, são também embaralhadas, para estimular uma conversa sobre esses conceitos com o público.

Genética do dia a dia
Por meio de jogo similar ao dominó, serão abordadas questões relacionadas ao funcionamento básico de uma célula, além da discussão sobre questões polêmicas, como clonagem, transgênicos e terapia celular.
Público prioritário: adolescentes, adultos e idosos

HIV e Aids: tire suas dúvidas!
Atividade expositiva com maquete mostrando a estrutura do HIV e de uma célula do sistema imunológico, além de jogo educativo e oficina.

Jogo das Vacinas
Os participantes são as peças do tabuleiro e o objetivo é que todos sejam vacinados e fiquem protegidos contra doenças.
Público prioritário: infantil e adolescente

A matemática está em tudo
Oficinas variadas, incluindo montar uma réplica de um motor eletromagnético utilizando objetos simples e de fácil acesso, como pilhas, alfinetes, fio de cobre e fita durex.

Mostra Itinerante Saúde e Meio Ambiente nas Escolas
Exibição de trabalhos realizados por professores e alunos de todo o Brasil, considerados de excelência por suas abordagens de temas urgentes nos campos da saúde e do meio ambiente.
Público prioritário: todos

Plataforma de Saberes: envolvimento da ciência com a sociedade na produção compartilhada de conhecimentos
Exposição de materiais educativos sobre novas práticas de promoção da saúde e formas de produção de conhecimento compartilhado entre pesquisadores, profissionais da saúde e comunidade. Atividades lúdicas, como caça-palavras e palavras cruzadas, colocam em pauta temas centrais para refletir sobre apropriação do conhecimento como possibilidade de redução das desigualdades.
Público prioritário: adolescentes, adultos e idosos

Quem vive nessa água?
Os insetos aquáticos são ótimos indicadores da qualidade da água e, nesta atividade, serão apresentados os macroinvertebrados em um aquário. Os visitantes também poderão observar alguns insetos aquáticos nas lupas.
Público prioritário: crianças, adolescentes e adultos

Quiz: Olimpíada e os 17 ODS
Jogo sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.
Público prioritário: todos

Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz: em defesa da ciência e tecnologia no país
Materiais informativos sobre a atuação do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN).
Público prioritário: adultos e idosos

Tecnologias para inclusão, acesso ao lúdico e à informação para mulheres, adolescentes e crianças
Mostra de vídeos e exposição de tecnologia assistiva com brinquedos adaptados e robôs.

Trilha Científica Oswaldo Cruz
Um passeio recheado de conhecimentos sobre ambiente e patrimônio ambiental.
Público prioritário: adolescentes e adultos

A Vida Secreta dos Fungos
A atividade vai mostrar diferentes formas de utilização dos fungos e seu potencial para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país.
Público prioritário: infantil e adolescente