Você sabia que 20% da população mundial consome 80% dos recursos do planeta? E que 2,6 milhões de pessoas não têm saneamento básico? A partir desses e outros dados, a mostra “Nós do Mundo” convida o público a uma reflexão crítica sobre o tema da sustentabilidade. A exposição ganhou uma versão pocket, composta por dez painéis ricamente ilustrados que abordam a extinção de espécies, as mudanças climáticas, a desertificação de terras e como tudo isso se relaciona com as desigualdades sociais e tem impacto na nossa vida e na nossa saúde. “Nós do Mundo: pocket” será inaugurada no dia 15 de outubro, na Estação Rodoviária do VLT Carioca, como parte das ações da Fiocruz na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018

As questões do consumismo e seu impacto ambiental também são discutidos na exposição, que tem painéis dedicados ao debate sobre novos modelos de desenvolvimento. A mostra estará aberta à visitação gratuita diariamente, das 6h da manhã à meia-noite, até 13 de novembro.

Sobre o VLT Carioca

O VLT Carioca é uma das referências em acessibilidade e sustentabilidade no transporte público. Movido à energia elétrica, o VLT é um veículo silencioso e de baixa interferência na paisagem da cidade, já que a alimentação se dá pelo solo e não há fiação aérea. Além de não usar combustíveis fósseis, o sistema ainda neutraliza emissões de CO¬2 da cadeia de produção, adquirindo a energia para operação de fontes renováveis, como biomassa e usinas eólicas e solares.

Em relação à acessibilidade, todas as paradas e estações são niveladas para o acesso às composições e contam com rampas antiderrapante e piso podotátil. Internamente, todas as composições possuem local específico para usuários de cadeira de rodas, sem prejuízo a outros assentos, e avisos sonoros e letreiros eletrônicos com informações operacionais. Sinalização, validadores e acionamento de portas estão sempre em alcance adequado.

Com informações da Comunicação do VLT Carioca

Exposição “Nós do Mundo: pocket”

Local: Estação Rodoviária do VLT Carioca
Endereço: rua Santo Cristo, nº 123-131, Santo Cristo, Rio de Janeiro / RJ