Ir para o conteúdo
Sobre o Museu da Vida
O Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz é um museu de ciências criado em 1999 que busca dialogar com a sociedade sobre ciência, saúde, tecnologia e arte por meio de atividades lúdicas e criativas e de forma compromissada com o fortalecimento da cidadania. Está localizado em Manguinhos, dentro do campus da Fiocruz, e, atualmente, é composto por oito espaços de visitação, entre eles o Borboletário, Castelo Mourisco - prédio símbolo da Fiocruz - e o Parque da Ciência.

Objetivos
O concurso cultural de fotografia #MV18anos, promovido pelo Museu da Vida/Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz, tem como objetivos:

• Aproximar e engajar o público nas atividades do Museu da Vida, aproveitando o aniversário de 18 anos do Museu
• Proporcionar novos olhares sobre o museu através de fotografias dos visitantes

Participantes

O concurso cultural de fotografia #MV18anos é destinado a todos os visitantes do Museu da Vida, de qualquer faixa-etária, na condição de amadores.

Modalidade
Fotografia amadora

Tema
Fotografias que retratem a experiência vivenciada nos espaços ou nas atividades realizadas durante a visita ao Museu da Vida.

Inscrições

1. As fotos submetidas devem ser publicadas no perfil do Facebook do participante, com postagem aberta (pública) e marcada com a hashtag #MV18anos para que a inscrição seja validada. Além disso, os participantes também deverão enviar a mesma foto e preencher um formulário on-line, disponível neste link, para aceitar as condições do regulamento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma individual.
2. Cada participante pode concorrer com apenas uma fotografia. Caso o participante poste mais de uma foto em seu Facebook, ele deve escolher apenas uma foto para se inscrever ao preencher o formulário on-line. Apenas a foto enviada por formulário será considerada.
3. O período de inscrição inicia no dia 16 de maio de 2017 e se encerra às 23h59 do dia 3 de junho de 2017 (horário de Brasília). Inscrições realizadas posteriormente serão desconsideradas.
4. Menores de 18 anos podem participar do concurso. No entanto, o formulário de inscrição on-line deverá ser preenchido por algum responsável.
5. As fotografias devem atender a todos os itens da seção Critérios para as imagens (ver abaixo).
6. O Museu da Vida não se responsabiliza por inscrições não recebidas em decorrência de problemas técnicos.
7. Ao inscrever-se neste concurso, o participante afirma ser o autor da imagem enviada, concedendo ao Museu da Vida o direito de reprodução da mesma, em mídias impressas e digitais, sem qualquer ônus para o Museu da Vida. Assume, ainda, toda responsabilidade, civil ou criminal, que possa ocorrer e que esteja relacionada ao conteúdo da imagem enviada e sua divulgação.

Critérios e condições para as imagens

1. As imagens devem representar o espaço físico do Museu da Vida ou alguma atividade nele desenvolvida.
2. As imagens devem ser tiradas em estilo selfie (do próprio participante) ou retratar uma paisagem. Por questões de cessão de direito de uso de imagem, fotos que mostrem o rosto de outras pessoas (terceiros) não poderão ser consideradas. Caso tenha outras pessoas na sua fotografia, opte por enquadramentos em que as pessoas estejam de costas.
3. As imagens devem estar na forma de um arquivo digital em formato JPEG, com resolução mínima de 2 mil x 3 mil pixels (resolução média obtida por uma câmera digital de 6 megapixels).
4. O arquivo deve ser nomeado com título da imagem (EM MAIÚSCULO), sem espaço, e anexado ao formulário de inscrição. Exemplo: CASTELOMOURISCO.jpeg
5. A fotografia deve ser inédita, isto é, não deve ter sido utilizada em outros concursos anteriores.
6. Serão aceitas fotografias coloridas ou em preto e branco. Ajustes de cor, contrastes, nitidez, saturação e uso de filtros são permitidos.
7. Não é permitido o uso de recursos de edição de imagens que descaracterizem a fotografia original, como: realização de montagens, inserção ou retirada de elementos e aplicação de emoticons.
8. As imagens não devem apresentar conteúdo religioso, político, preconceituoso, ofensivo ou em desacordo com a legislação vigente e os valores da Fiocruz.
9. Ao participar do concurso, o participante declara que a imagem enviada é de sua autoria.

Comissão julgadora e seleção das imagens

1. As fotos serão selecionadas por uma comissão julgadora composta de profissionais da Fundação Oswaldo Cruz na área de fotografia, design e jornalismo.
2. A comissão julgadora escolherá até trinta fotografias para premiação, segundo os seguintes critérios: conexão com o tema e criatividade.
3. Todas as fotos que estiverem com resolução inferior a 2 mil x 3 mil pixels não poderão ser consideradas para a exposição no Centro de Recepção porque não atenderão um padrão mínimo de resolução necessário para fotos que serão ampliadas e impressas. No entanto, as fotos selecionadas serão divulgadas em álbuns no Facebook e Flickr do Museu da Vida.
4. A avaliação será feita até o dia 7 de junho de 2017.
5. Não haverá qualquer tipo de recurso ou impugnação sobre a decisão da comissão julgadora.

Resultado

1. As trinta fotos selecionadas pelo júri serão divulgadas a partir de 7 de junho de 2017 no site do Museu da Vida e em álbuns on-line no Flickr e Facebook do Museu da Vida. O resultado também será comunicado no Twitter do Museu da Vida. 

Premiação

1. O primeiro lugar ganhará uma Mini Câmera Action Cam Full HD Esportes, que será enviada por correios ou, caso o participante queira, poderá vir buscar na sede do Museu da Vida, em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro. 
2. Em nenhuma hipótese o primeiro lugar poderá receber o valor do prêmio em dinheiro.
3. As trinta fotos selecionadas vão compor uma exposição no Centro de Recepção do Museu da Vida no dia 22 de junho, ficando em cartaz até 31 de julho.
4. Todas as fotos selecionadas serão divulgadas no Flickr e Facebook do Museu da Vida, em álbuns criados para o concurso, e no Instagram do Museu da Vida, que será criado a partir de junho de 2017. Os devidos créditos aos autores das imagens estarão identificados.
5. Os autores das 30 fotos selecionadas receberão um exemplar do livro "Museu da Vida: Ciência e Arte em Manguinhos".

Disposições gerais

1. É vedada a premiação a funcionários do Museu da Vida.
2. A participação de menores de dezoito anos deve ser autorizada por seus responsáveis. Estes devem preencher o formulário on-line de participação do menor de idade.
3. A inscrição neste concurso implica o conhecimento e aceitação de todos os itens deste regulamento.
4. As imagens que não obedecerem aos itens acima serão automaticamente desclassificadas.



Publicado em 16/5/2017
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça