A primavera se aproxima e, com ela, uma programação rica em história e recordação! Entre 27 e 30 de setembro, vamos celebrar a Primavera de Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema "Museus e suas memórias", a semana contará com atividades especiais no Museu da Vida! Nesta edição, mais de 900 museus de todo o país estão participando e 2,5 mil atividades espalhadas por diferentes regiões serão oferecidas.

Confira, abaixo, a programação do MV!

Era uma vez uma floresta em frente ao mar?
Dias 27, 28 e 29 de setembro, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Local: Castelo Mourisco

Breve história voltada para o público de ensino médio sobre a ocupação do campus da Fiocruz em Manguinhos e a modificação de sua paisagem cultural.

Visita ao Castelo Mourisco
27 de setembro, às 9h, 10h, 10h30, 13h30 e 15h
28 e 29 de setembro, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
30 de setembro, das 10h às 16h
Faixa-etária: livre
Local: Castelo Mourisco

Visita às exposições “Passado e Presente - ciência, saúde e vida pública” e “Mostra Biodiversidade Entomológica”

Exposição de desenhos infantis da Oficina Portinari em Manguinhos
Dias 27, 28 e 29 de setembro, das 9h às 16h30
30 de setembro, das 10h às 16h
Faixa-etária: livre
Local: Centro de Recepção

A Oficina Portinari em Manguinhos surgiu em 2003 homenageando o pintor brasileiro Candido Portinari, no centenário do seu nascimento e por seu pioneirismo artístico. Ele dizia: "Devemos pintar como sentimos, mas devemos saber pintar o que sentimos". Leia mais sobre o projeto em: www.facebook.com/oficinaportinari.manguinhos.

Caminhada histórica
28 de setembro, das 9h às 10h30
Faixa etária: ensino médio
Local: Castelo Mourisco

Atividade que apresenta a história da Fiocruz por meio de personalidades marcantes, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Sérgio Arouca, e pela história do conjunto arquitetônico do campus.

Avental de história ‘Oswaldo e seu Castelo’
29 de setembro, das 10h30 às 12h
Faixa etária: infantil (de 5 a 8 anos)
Local: Castelo Mourisco

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e a sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

Atualizado em 26/9/2017