No Dia das Crianças, crianças de todas as idades tiveram vez no Museu da Vida, inclusive os adultos que quiseram voltar a ser criança por um dia! Os pequenos puderam se divertir em oficinas práticas, como a Fábrica de bolhas, que falou sobre a ciência que existe numa bolha de sabão, e a Oficina de máscara do Aedes, onde foi possível observar por meio da montagem de uma máscara algumas características do Aedes aegypti. Veja o que rolou por aqui:
O evento ofereceu atividades para várias idades!

Fábrica de bolhas
Local: Parque da Ciência
Faixa etária: 2 a 10 anos

Fazer bolhas de sabão pode ser um desafio! Já parou para pensar sobre o seu formato esférico, sua natureza extremamente frágil e suas belas cores, além da química que está envolvida no processo de formação da bolha? Aqui a gente coloca você para fazer e pensar!

Exposição ‘oceanos’
Local: Salão de exposições temporárias
Faixa etária: livre

Que tal um mergulho nos oceanos, este mundo que cobre 70% da Terra? Apesar de exercerem um papel fundamental para preservar a vida, o que se conhece atualmente sobre os oceanos representa menos de 1% da superfície que ocupam. A exposição Oceanos permite um passeio da praia até profundidades abissais para se entender um pouco mais sobre a influência da luz solar nos oceanos, a biodiversidade aquática e as correntes marinhas.

Borboletário
Faixa etária: livre

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!

Curumim quer música!
De 13h às 14h
Local: Epidauro
Faixa etária: de 6 a 8 anos

Nessa peça, um indiozinho descobre que não há nenhum barulho na floresta e se pergunta: onde estão os sons? Em sua busca pela música, ele convida os pequenos visitantes a conhecer alguns conceitos sobre música.

O segredo das cores
De 14h às 15h
Local: Epidauro
Faixa etária: 5 a 10 anos

Após uma história que aborda o conceito de como as ideias impactam o mundo, o visitante é convidado a desenhar ideias com cores específicas que, na presença de filtros, desaparecem sob o efeito da luz.

Oficina de máscara do Aedes
De 10h20 às 11h20
Local: foyer do Museu da Vida
Faixa etária: 3 a 9 anos

Venha observar o quão diferente o mosquito Aedes pode ser de de outros mosquitos. Além de montar sua máscara, a oficina também mostrar formas que na proteção contra esse inseto.

Avental de histórias
De 12h40 às 13h30 e 15h10 às 16h
Local: Castelo Mourisco
Faixa etária: de 5 a 8 anos

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

Fábrica de geleca
De 11h às 12h e de 14h às 15h
Local: Parque da Ciência
Faixa etária: de 5 a 10 anos

Descubra mais sobre os átomos e moléculas ao preparar sua própria geleca colorida e divertida!

Exposição de desenhos infantis da Oficina Portinari
De 9h às 17h
Local: Centro de Recepção do Museu da Vida
Faixa etária: livre

A Oficina Portinari em Manguinhos surgiu em 2003 homenageando o pintor brasileiro Candido Portinari, no centenário do seu nascimento e por seu pioneirismo artístico. Ele dizia: "Devemos pintar como sentimos, mas devemos saber pintar o que sentimos". Leia mais sobre o projeto em: www.facebook.com/oficinaportinari.manguinhos.

Atualizado em 15/10/2017