Você sabia que muitos cientistas gostam de desenhar? Para os pesquisadores que estudam a natureza, o desenho é uma ferramenta valiosa de trabalho. Ele permite representar, com muitos detalhes, animais e plantas, por exemplo. A ilustração científica é tema da exposição da Fundação Oswaldo Cruz e da Folguedo, em parceria com o Museu da Vida e outras unidades da Fiocruz.

O tema escolhido para falar um pouco da importância dos desenhos para a ciência foi a entomologia, isto é, o estudo dos insetos. Afinal, a Fiocruz tem realizado importantes pesquisas nessa área desde a sua criação. Ao longo de sua história, a instituição construiu uma enorme coleção de insetos, com mais de 5 milhões de exemplares!

A exposição Insetos ilustrados mostra ao público uma parte da coleção de insetos e, também, obras preciosas de ilustração científica, em um espaço mais do que especial: o castelo da Fiocruz. A mostra conta com áudiodescrição, vídeos e painéis na Língua Brasileira de Sinais e, mediante agendamento no número (21) 2590-6747, visita guiada com intérprete de Libras. Esperamos vocês!

Insetos ilustrados
Até 2 de fevereiro
Local: terceiro andar do Castelo Mourisco
Endereço:Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Visitação: É possível conferir a exposição de terça a sexta, com visitas guiadas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h, e aos sábados, de 10h às 16h.

Atualizado em 29/01/2019