Ir para o conteúdo

A boa também é visitar a mostra Insetos ilustrados, no Castelo Mourisco, que traz ilustrações científicas de vários desses bichos! (Foto: Raquel Portugal)
Quem não tem uma história para contar com algum inseto? Eles são muitos e estão em todos os lugares! Esses bichinhos podem causar admiração, espanto, medo e até mesmo nojo. Para além desses sentimentos, já parou para pensar que os insetos podem ser incompreendidos em nossa sociedade? Pois é, conhecer detalhes sobre a natureza de alguns deles pode nos ajudar a enxergá-los de outra forma. 

Os biólogos e entomologistas Arlindo Serpa Filho, do Instituto Nacional da Mata Atlântica, e Elidiomar Ribeiro da Silva, da Unirio, foram os convidados do bate-papo "Insetos e suas características extraordinárias!". Segundo Arlindo, os insetos vivem na Terra há aproximadamente 300 milhões de anos e vêm se adaptando a diversos tipos de ambientes. "Essas inúmeras mudanças fisiológicas, morfológicas e comportamentais podem ser observadas diante da grande diversidade de insetos, que têm forma, tamanho e cores diferentes", explica o biólogo, cuja conversa foi "Você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui... Características extraordinárias das principais ordens de insetos”. Durante o papo, os visitantes puderam conhecer as capacidades e recordes desses atletas da classe Insecta!

Num segundo momento, Elidiomar, com o bate-papo "A esperança é a última que morre: a entomologia nas manifestações culturais", abordou a zoologia cultural, que estuda a presença dos animais nas mais distintas manifestações da cultura humana. "Esse conhecimento pode ter aplicações no ensino, divulgação científica e na preservação da biodiversidade, por exemplo. Por sua forte e, muitas vezes, indesejável ligação com o ser humano, os insetos são frequentemente utilizados na TV, cinema, música e artes, bem como outros espaços, quase sempre com conotação negativa", opina o pesquisador.

Atualizado em 8/5/2018

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Nova Rio conheça