No dia 6 de junho, houve o lançamento da série Parques do Brasil, com apresentação do primeiro episódio da série, que foi ao ar na TV Brasil no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O projeto é fruto da parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, a TV Brasil/EBC e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Parques do Brasil é uma série de TV e Web, a qual visa promover a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade dos parques nacionais e outras unidades de conservação brasileiras. A produção enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Com belas imagens em alta definição, cada documentário é narrado como um diário de expedição. A série conta ainda com trilha sonora original e inédita, além de desenhos e mapas. O primeiro episódio - sobre o Parque Nacional das Emas (Goiás) - será apresentado na íntegra no evento. Ele fala sobre o cerrado – um bioma ainda pouco conhecido - e mostra a diversidade de espécies, como o veado-campeiro, a anta, o galito, a sucuri-verde, o queixada, a ema, a coruja-buraqueira e muitas outras. Também fala do uso do fogo e das ameaças geradas com o boom do agronegócio.

Nos primeiros episódios da série, o público conhecerá os Parques Nacionais da Serra da Canastra, da Serra da Bodoquena, das Sempre-Vivas, do Descobrimento, do Pau Brasil, da Serra das Lontras, da Chapada Diamantina, do Pantanal Matogrossense, da Serra dos Órgãos, de Itatiaia, da Chapada dos Guimarães; além das Reservas Biológicas de Sooretama, de Una; e as Estações Ecológicas de Taiamã e da Serra das Araras.

Confira o que rolou na programação:

14h: Apresentação de teaser da série

14h10 às 14h30: mesa de abertura
• Presidente da Fiocruz - Nísia Trindade
• Diretor da Casa de Oswaldo Cruz - Paulo Elian
• Representante da EBC - Cida Fontes
• Representante do ICMBio

14h30 às 15h: apresentação do primeiro episódio da série Parques do Brasil - "Parque Nacional das Emas"
Jogando jogos online é uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades de memória, raciocínio, lógica, velocidade e outros jogos importantes. De acordo com várias pesquisas, jogos friv como lógica, curiosidades, memória e quebra-cabeças podem ajudá-lo a evitar a demência e o esquecimento.
15h às 15h40: bate-papo com realizadores
• Pesquisadora e coordenadora do projeto pela COC/FIOCRUZ - Luciana Alvarenga