Toda terça-feira é dia de... “Segredos do Castelo”!

Nas férias de janeiro de 2019, participe das atividades especiais das terças-feiras:

Exposição Insetos Ilustrados (até 31 de janeiro)
Local: Castelo
Horário: 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30 (junto com visita ao Castelo)
Idade: a partir de oito anos
Você sabia que muitos cientistas gostam de desenhar? Para os pesquisadores que estudam a natureza, o desenho é uma ferramenta valiosa de trabalho. Ele permite representar, com muitos detalhes, animais e plantas, por exemplo. A ilustração científica é tema desta exposição, que mostra ao público uma parte da coleção de insetos da Fiocruz e, também, obras preciosas de ilustração científica. A mostra conta com audiodescrição e vídeos em Libras.

Avental de Histórias: Oswaldo Cruz e seu Castelo
Local: Castelo
Horário: 10h e 14h30
Duração: uma hora (Avental e visita ao Castelo)
Idade: de cinco a oito anos
Lotação: 40 pessoas *
Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

Visita à Reserva Técnica do Museu da Vida
Local: Reserva Técnica
Lotação: 10 pessoas *
A Reserva Técnica é o espaço onde se preserva e gerencia o acervo museológico da Fiocruz, que reúne, atualmente, cerca de 2.500 objetos relacionados à história da ciência e tecnologia nos campos da saúde, biologia, medicina e suas disciplinas. O visitante poderá conhecer melhor o trabalho realizado pelo nosso Serviço de Museologia, além, é claro, de apreciar uma parte dos objetos do acervo, com destaque para itens que pertenceram ao próprio Oswaldo Cruz.

HIV e Aids: tire suas dúvidas!
(a partir de 12 de fevereiro)
Local: sala de vídeo do Centro de Recepção
Horário: 10h, 11h e 13h30
Idade: livre
Atividade expositiva com maquete mostrando a estrutura do HIV e de uma célula do sistema imunológico, além de jogo educativo e oficina.

Às terças-feiras, além dessas atividades especiais, oferecemos também: visitas ao Borboletário, ao Parque da Ciência, à Pirâmide, ao Laboratório de Percepção (localizado no Epidauro) e à exposição Manguinhos Revelado (no Pavilhão do Relógio). Essas visitas acontecem às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.

Toda quarta-feira é dia de... “Ciência e Arte”!

Nas férias de janeiro de 2019, participe das atividades especiais das quartas-feiras:

Desenho Científico
Local: Epidauro
Horário: 10h
Idade: a partir de 12 anos
Lotação: 40 pessoas *
Conheça a importância da ilustração científica como forma de representação dos modelos biológicos reais para a ciência e o papel do desenho científico como um dos meios de representação da arte.

Robótica
Local: Epidauro
Horário: 14h30
Idade: a partir de 12 anos
Lotação: 25 pessoas *
Venha conhecer um pouco sobre robótica e suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento ao montar e programar um robô. O limite é sua imaginação!

Retalhos & histórias
Data:
16 de janeiro
Local: sala de vídeo do Centro de Recepção
Horário: 10h e 11h
Idade: adolescentes, adultos e idosos
Lotação: 40 pessoas *
Apresentação de histórias relacionadas com as desigualdades sociais, seguida de diálogos em torno dessas histórias, finalizando com a construção de cenas ilustrativas a partir de retalhos de tecidos.

Às quartas-feiras, além dessas atividades especiais, oferecemos também: visitas ao Castelo, ao Borboletário, ao Parque da Ciência, à Pirâmide, ao Laboratório de Percepção (localizado no Epidauro) e à exposição Manguinhos Revelado (no Pavilhão do Relógio). Essas visistas acontecem às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.

Toda quinta-feira é dia de... “Experimentações”!

Nas férias de janeiro de 2019, participe das atividades especiais das quintas-feiras:

A química por trás do slime
Local: Pirâmide (sala da experimentação)
Horário: 10h, 11h e 14h30
Duração: uma hora
Idade: a partir dos cinco anos
Lotação: 25 crianças (com os responsáveis) *
Quer descobrir como o slime funciona? Aqui, você faz o seu próprio slime e descobre por que ele é daquele jeito. Venha aprender e se divertir com a gente.

Há vida na gota d’água? (dias 3 e 17 de janeiro)
Local: Pirâmide
Duração: uma hora
Idade: a partir de seis anos
Lotação: 40 pessoas *
Venha descobrir o maravilhoso mundo microscópico!

Conhecendo o Aedes (dia 31 de janeiro)
Local: Pirâmide
Idade: a partir de sete anos
Lotação: 40 pessoas *
Venha conhecer de perto o mosquito Aedes aegypti e entender como ele transmite as doenças zika, dengue, chikungunya e febre amarela urbana. Você poderá ver os ovos do mosquito e até aprender como identificar um deles!

A Importância dos Biomodelos para o SUS
(a partir de 17 de janeiro)
Local:
 sala de vídeo do Centro de Recepção
Horário: 14h30
Público prioritário: adolescentes, mas a atividade é livre
A atividade busca promover uma reflexão sobre o uso de animais em pesquisa, bem como apresentar o horizonte dos métodos alternativos.

Microrganismos & Alimentos: os que nos ajudam e os que nos atrapalham
(a partir de 7 de fevereiro)
Local: sala de vídeo do Centro de Recepção
Horário: 11h e 13h30
Idade: livre
Os participantes poderão conhecer microrganismos associados a doenças e microrganimos associados à microbiota natural, e como os alimentos que consumimos podem afetar essa microbiota e nos deixar mais vulneráveis a doenças.

Às quintas-feiras, além dessas atividades especiais, oferecemos também: visitas ao Castelo, ao Borboletário, ao Parque da Ciência, à Pirâmide, ao Laboratório de Percepção (localizado no Epidauro) e à exposição Manguinhos Revelado (no Pavilhão do Relógio). Essas visitas acontecem às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.

Toda sexta-feira é dia... “De Olho na Natureza”!

Nas férias de janeiro de 2019, participe das atividades especiais das sextas-feiras:

Trilha Científica Oswaldo Cruz
Local: a atividade tem início no Centro de Recepção
Horário: 9h e 15h30
Idade: a partir de sete anos
Lotação: 40 pessoas *
Venha caminhar pelo campus Manguinhos da Fiocruz e descobrir curiosidades sobre algumas plantas, fazer experimentos com elas e passear pelo Caminho de Oswaldo Cruz.

Cadê as Borboletas?
Local: Borboletário
Horário: 10h e 14h30
Duração: uma hora
Idade: a partir de cinco anos
Lotação: 15 pessoas *
Em uma visita diferente ao Borboletário, vamos trocar uma ideia sobre as transformações causadas na natureza pelas ações humanas e seus impactos no ciclo das borboletas.

Visita à Reserva Técnica do Museu da Vida (a partir de 11 de janeiro)
Local: Reserva Técnica
Horário: 11h
Lotação: 10 pessoas *

Às sextas-feiras, além dessas atividades especiais, oferecemos também: visitas ao Castelo, ao Parque da Ciência, à Pirâmide, ao Laboratório de Percepção (localizado no Epidauro) e à exposição Manguinhos Revelado (no Pavilhão do Relógio). Essas visitas acontecem às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.

Sábado também é dia de... “Museu da Vida”!

Nas férias de janeiro de 2019, venha passar um sábado com a gente!

Aos sábados, das 10h às 16h, temos visitação ao Borboletário, ao Parque da Ciência, à Pirâmide, ao Laboratório de Percepção (localizado no Epidauro) e à exposição Manguinhos Revelado (no Pavilhão do Relógio). Temos também visita ao Castelo às 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10 (incluindo Insetos Ilustrados).

* Para as atividades sujeitas à lotação, a distribuição de senhas é feita por turno (manhã e tarde) no Centro de Recepção.

Férias no Museu da Vida: retornar à matéria principal