Aparelhos para a iluminação artificial para microscópio óptico
Fabricante: Carl Zeiss
Material: porcelana e metal
Local: Jena (Alemanha) - Década de 1900
Dimensões: 24,5 x 16,5 cm

Na ilustração é possível ver como o aparelho funcionava: o feixe de luz iluminador com lâmpada Nernst era direcionado de forma oblíqua ao espelho do microscópio ótico. (Catálogo Carl Zeiss, 1913, p. 112)

Entre o final do século XIX e início do século XX, os microscópios tinham uma limitação curiosa em comparação aos aparelhos modernos. Eles dependiam quase que exclusivamente de luz natural para poder funcionar. Para facilitar o trabalho, os cientistas ajustavam lamparinas próximas aos microscópios para visualizar suas experiências. Era costume usar queimadores a gás e, com o advento da luz elétrica, lâmpadas Nernst e incandescentes para proporcionar combinação ótica e luz adequada.

Neste aparelho de iluminação com pilar de porcelana e uma lente de condensação dentro de um invólucro redondo de metal, usava-se a lâmpada Nernst (que, infelizmente, não foi preservada). Criada pelo cientista e químico alemão Walther Hermann Nernst (1864-1941), foi uma forma de iluminação que antecedeu a lâmpada incandescente elétrica. A lâmpada Nernst utilizava um filamento de cerâmica ao invés do metal tungstênio. Como o filamento de cerâmica não oxida quando exposto ao ar, não havia necessidade de a lâmpada ser mantida no vácuo ou gás nobre.

A lâmpada lançava um feixe de luz de forma oblíqua sobre o espelho do microscópio. Para fazer o aparelho funcionar, era necessário acender com o auxílio de uma chama a gás ou uma lâmpada de destilação de Tinol e, somente em seguida, ser ligada à corrente elétrica. O iluminador com lâmpada Nernst foi muito utilizado na microscopia porque permitia moderar a intensidade do feixe de luz de acordo com a necessidade de observação usando diferentes lentes foscas.

Para saber mais:
Nernstlampe als Mikroskopierlampe (Mikro-Nernstlampe). Druckschrift Mikro. Carl Zeiss, Jena, 1911. Disponível em: http://www.nernst.de/lamp/micro/nernstlamp_micro.htm

Zeiss, Carl. 1913. Microscopes and Accessories for the Microscope, Carl Zeiss, Jena, 35th Edition. 35th ed. Disponível em: http://www.science-info.net/docs/zeiss/Zeiss_1913_Cataloge.pdf