Ir para o conteúdo

O Carnaval nos contagia e, por isso, vamos abrir o mês de março com um evento bem animado: um Grito de Carnaval com o tema Mulheres na ciência! Em sua segunda edição, o evento comemora, no dia 9 de março, a festa popular com muita música, diversão, atividades para toda a família e uma homenagem às mulheres - 8 de março é Dia Internacional da Mulher. Haverá uma programação especial para o dia, com jogos, oficinas, customização de roupa e instalação artística, além, é claro, das atividades que são sucesso entre os visitantes ao longo de todo o ano, como o Borboletário, a visita ao Castelo, ao Parque da Ciência e a outros espaços. 

A entrada é gratuita! O evento ocorrerá das 10h às 16h. Para entrar, basta apresentar uma identidade na portaria da Fiocruz e se dirigir ao Centro de Recepção do Museu da Vida. Vista a fantasia que você mais gosta (sim, pode vir fantasiado e trazer as crianças fantasiadas também!) e venha curtir com a gente com samba na cabeça e ciência no pé!

Programação do Grito de Carnaval 2019

Em 2018, o Grito de Carnaval Mulheres na ciência bombou! Este ano, junte-se a nós em mais uma edição deste evento cheio de cultura popular, ciência e diversão! (Imagem: Maria Buzanovsky)

Cortejo dos "Cantadores de histórias" (Com intérprete de libras)
Intérprete de libras: intérpretes estarão disponíveis para público surdo nos dois horários e também acompanharão o público surdo que estiver com senha para realizar a visita guiada ao Castelo Mourisco.
Ponto de partida: Centro de Recepção
Horários: 10h e 11h
Idade: livre
Percurso: do Centro de Recepção até a porta do Castelo
Atenção: para participar das visitas guiadas dentro do Castelo às 10h10 e 11h, é necessário pegar senha específica no Centro de Recepção.

Para começar o nosso evento, teremos um breve cortejo que terá início no Centro de Recepção (CR). Mediadores vão cantar algumas marchinhas e trazer perguntas sobre o carnaval no Rio Antigo e a figura da mulher na sociedade. 

Grêmio Recreativo Unidos do Museu da Vida (Oficina de customização de roupa com materiais acessíveis)
Às 11h30 e 13h30, no Epidauro
Lotação: 25 pessoas na primeira sessão e 15 pessoas na segunda (senhas serão distribuídas a partir das 9h30 no Centro de Recepção)
Idade: a partir de 10 anos
Duração: 45 minutos

O Museu da Vida irá oferecer blusas especialmente desenvolvidas pelo artista Rodney Wilbert para o dia: todas exclusivas e em tiragem apenas para a atividade! Serão ensinadas algumas técnicas simples e criativas para customização de fantasias. Além disso, os participantes poderão nos ajudar a construir uma fantasia de carnaval a muitas mãos, de forma bem coletiva!

Instalação artística “Casa, rua e cidade: substantivos femininos”
De 10h às 16h, no palco do Epidauro
Idade: a partir de 13 anos

Uma breve exposição para mostrar às mulheres como elas podem agir em situações de violência. Saber reivindicar os próprios direitos e denunciar casos de violência são passos importantes na luta contra a violência à mulher.

Oficina “Converse com uma cientista”
Local: Centro de Recepção
Horário: 11h
Lotação: livre (algumas cadeiras serão disponibilizadas, mas o público que estiver em pé pode se aproximar para ouvir e conversar à vontade!)
Idade: a partir de 13 anos, mas a atividade é livre para todas as idades
Duração: 1 hora

Cinco mulheres de diferentes áreas da ciência vão conversar e responder qualquer pergunta do público. Tudo funciona como uma espécie de dança das cadeiras: a cada dez minutos, um apito irá tocar e é hora de trocar de pesquisadora também. Aproveite para conhecer e conversar com todas! A atividade é oferecida pelo Museu da Vida e Museu do Amanhã.

Estação dos livros
Local: Centro de Recepção
Horário: de 10h às 16h
Idade: livre

Livros e carnaval combinam? Sim! Se você quer conferir alguma leitura bacana, procure pelos pufes gigantes e a geladeira coloridos! Dica: dentro da geladeira não terá comida. A não ser que essa comida seja uma "sopa de letrinhas". =)

Atividade “Eu vim para brilhar!”
De 10h às 16h, no Centro de Recepção
Idade: livre

Carnaval combina com brilho, nós sabemos! Mas você sabia que purpurina e glitter, em sua grande maioria, são microplásticos que, após o banho, podem ir parar nos mares, causando um estrago danado ao meio ambiente? Venha entender essa história e conhecer alternativas para brilhar bastante!

Fantasia das cientistas incríveis
De 10h às 16h, no Centro de Recepção
Idade: livre

Venha vestir nossa fantasia da cientista incrível e fazer aquela foto bacana para mostrar para a família e aos amigos!


Desenhe sua cientista!
De 10h às 16h, no Centro de Recepção
Idade: especialmente para crianças pequenas, mas a atividade é livre para diferentes faixas etárias

Com imaginação e muita cor, que tal desenhar sua cientista? Aliás, que tal SE desenhar como uma cientista? No desenho e na vida real, dê asas à criatividade e aos sonhos!


Estação do jogo
De 10h às 16h, no Centro de Recepção
Idade: livre

Preparamos dois jogos sobre mulheres na ciência para o Grito de Carnaval. Você decide qual quer jogar!

Estação "HIV e Aids: tire suas dúvidas!"
Local: Centro de Recepção
Horário: de 13h às 15h
Idade: a partir de 13 anos

Atividade expositiva com jogo que mostra a estrutura do HIV e de uma célula do sistema imunológico. Além disso, é possível descobrir como se prevenir contra o vírus da Aids - e contra várias outras doenças - no carnaval e em outras épocas da vida, bem como tentar adivinhar quais meios transmitem o vírus.

Oficina de dança
Às 14h30, na pista de dança do Centro de Recepção
Idade: livre
Lotação: 20 pessoas (senhas serão distribuídas no Centro de Recepção a partir das 13h)
Duração: 30 minutos

O grupo Tambor de Cumba irá ministrar uma oficina de dança, mostrando o gingago do ritmo coco, típico da região Nordeste do Brasil.

Oficina de percussão
Às 14h30, na pista de dança do Centro de Recepção
Idade: livre
Lotação: 10 pessoas (senhas serão distribuídas no Centro de Recepção a partir das 13h)
Duração: 30 minutos

Já imaginou participar dos bastidores de um grupo de percussão? O grupo Tambor de Cumba irá mostrar como funciona um instrumento utilizado durante as apresentações do grupo. 

Grupo Tambor de Cumba
Às 15h, show da banda no Centro de Recepção
Idade: livre

Fundado em 2011 pela bailarina e diretora artística Aninha Catão, o Tambor de Cumba é um grupo que tem como objetivo promover as tradições culturais de matriz africana a fim de conscientizar a respeito da importância da representação da cultura negra na sociedade.
 

 

As atividades regulares do Museu da Vida também estarão funcionando no dia: temos visitação ao Borboletário, ao Parque da Ciência, à Pirâmide, ao Laboratório de Percepção (localizado no Epidauro) e ao Castelo, nos horários de 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10.

Trenzinho: está temporariamente em manutenção.

 

Serviço

Grito de Carnaval do Museu da Vida
Local: Museu da Vida da Fiocruz
Endereço: Avenida Brasil, nº 4.365, em Manguinhos (próximo à passarela 6 da Brasil)
Informações: (21) 2590-6747
Horário: de 10h às 16h

 

Convide os amigos e "bora" curtir!

Atualizado em 26/2/2019

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça