Ir para o conteúdo

Feriadão e o que a equipe do Ciência Móvel do Museu da Vida está fazendo? Arrumando as malas para mais uma viagem! Desta vez, o destino é o município de Perdigão, em Minas Gerais. Na bagagem do caminhão, muitos equipamentos e aparatos para os visitantes fazerem experimentos científicos, além de jogos e exposições. De 23 a 27 de abril (quarta a sábado), o Ciência Móvel ficará na quadra poliesportiva da cidade, que tem cerca de 11.200 habitantes e fica distante pouco menos de 20 quilômetros de Nova Serrana, outro município mineiro visitado pelo museu itinerante neste mês de abril. 

O que vai dentro do caminhão? Só do módulo Na onda da transformação, são seis atrações: girotec, sistema de roldanas, pilha humana, alavanca, cadeira giratória e exposição. Até parece um parque de diversões, mas são experiências para saber mais sobre energia! Do módulo Por dentro de nós, vão vários modelos anatômicos para descobrir como o corpo humano funciona, além de câmaras escuras para desvendar como as imagens são formadas na visão e brincadeiras de ilusão de óptica para mostrar como as imagens, às vezes, nos enganam. O museu itinerante leva, ainda, outros dois módulos: o "Água é vida", com microscópios e lupas para a investigação de microrganismos e insetos, e o "Viagens cósmicas" que é, na verdade, um planetário inflável. 

O caminhão vai "recheado" de atrações para produzir muito conhecimento e diversão com quem tem curiosidades sobre o mundo, do micro ao macro. E, depois que todos os módulos são descarregados e montados, o caminhão não fica vazio, não: ele vira uma sala de cinema, onde a ciência e a saúde se juntam à sétima arte e os visitantes podem assistir a uma variedade filmes. Todas as atividades do Ciência Móvel são grauitas.

Sobre o Ciência Móvel  

Espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência, o Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da SanofiEDF Norte FluminenseDow e Halliburton, por meio da Lei Rouanet.

Em 2019, o Ciência Móvel já esteve em Nova Serrana (MG), Uberaba (MG) e Paracambi (RJ). Em 2018, o Ciência Móvel visitou 14 cidades da Região Sudeste, recebendo mais de 62 mil visitantes. Quer saber como foram as atividades do museu itinerante no ano passado? Confira nos nossos álbuns de fotos!

SERVIÇO
Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Quadra Poliesportiva de Perdigão (MG)
Endereço: Rua José Jacinto Brandão, Centro 
Dias/horários:
24 de abril, quarta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
25 de abril, quinta-feira: das 9h às 12h, das 13h30 às 16h30 e das 18h30 às 20h30
26 de abril, sexta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
27 de abril, sábado: das 9h às 12h
Assessoria de comunicação da Prefeitura de Perdigão: (37) 3287-1030 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Assessoria de comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Publicado em 18/4/2019.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça