Como dizia o poeta Fernanda Pessoa, "para viajar basta existir". E o nosso Ciência Móvel existe para viajar e levar ciência e arte para difentes cidades da Região Sudeste. A próxima parada será no município mineiro de Nova União, onde nosso caminhão ficará de 8 a 11 de maio (quarta a sábado). Toda a programação é gratuita e, além do cine-ciência, serão oferecidos cinco módulos de atividades. Confira!

Módulo "Viagens Cósmicas": É um planetário digital inflável com sessões que abordam as constelações, as estações do ano, os planetas e curiosidades astronômicas de interesse dos visitantes.

Módulo "Água é Vida": Traz bancadas com microscópios para a observação de microrganismos encontrados numa gota d'água e lupas para a investigação de insetos aquáticos e outros, transmissores de doenças. Com o objetivo de destacar a importância da preservação e da gestão dos recursos hídricos, também traz jogos como o "Biodetetive" e o "Viagem pelo Litoral". Por meio de uma miniusiva, provoca reflexões sobre a produção de energia elétrica a partir do movimento da água dos rios, debatendo os benefícios e os prejuízos ambientais, sociais e econômicos deste sistema.

Módulo "Por Dentro de Nós": Reúne modelos anatômicos para debater saúde sexual, reprodutiva, auditiva e visual, bem como experimentos de ilusão de óptica e câmaras escuras.

Módulo "Na Onda da Transformação": São diferentes aparatos para brincar e conhecer mais sobre o tema energia. O girotec e a pilha humana estão entre eles.

Módulo "Evolução": Já pensou encontar a tartaruga de Darwin ou o lagarto de Galápagos e poder tirar uma foto com eles? Aqui você pode!

Sobre o Ciência Móvel

Espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência, o Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da SanofiEDF Norte FluminenseDow e Halliburton, por meio da Lei Rouanet.

Em 2019, o Ciência Móvel já esteve em Perdigão (MG), Nova Serrana (MG), Uberaba (MG) e Paracambi (RJ). Em 2018, o Ciência Móvel visitou 14 cidades da Região Sudeste, recebendo mais de 62 mil visitantes. Quer saber como foram as atividades do museu itinerante no ano passado? Confira nos nossos álbuns de fotos!

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Ginásio Poliesportivo de Nova União (MG)
Endereço: Rua Carolina Machado, s/n, Centro
Dias/horários:
8 de maio, quarta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
9 de maio, quinta-feira: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
10 de maio, sexta-feira: das 9h às 12h, das 13h30 às 16h30 e das 18h às 20h
11 de maio, sábado: das 9h às 12h
Prefeitura de Nova União: (31) 3685-1233 ou www.novauniao.mg.gov.br
Assessoria de comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 3/5/2019.