Filosofia de um par de botas, Conferência Sinistra, É o fim da picada, A vida de Galileu, Lição de Botânica... Todos são nomes de peças de teatro já apresentadas nos palcos do Museu da Vida. A tradição teatral do MV é grande e remonta ao início da nossa jornada, há 20 anos atrás. Diversas peças já foram encenadas e apresentadas para milhares de visitantes no campus da Fiocruz. Para celebrar esta relação de parceria entre teatro e ciência, vamos lançar, no dia 24 de maio, o livro "Ciência em Cena: teatro no Museu da Vida". O evento acontecerá na Tenda da Ciência, das 13h30 às 16h, com entrada gratuita. O encontro faz parte das comemorações de 20 anos do Museu. No sábado, 25 de maio, teremos uma edição especial do já tradicional Piquenique Científco, cuja programação está disponível neste link

"É possível que alguns visitantes – e muitos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, onde o Museu está sediado – se perguntem: por que tanto investimento no teatro em uma instituição de ciência?", as editoras Carla Almeida e Thelma Lopes perguntam aos leitores da publicação. Os capítulos do livro são uma costura bonita de retalhos com questões diferentes, que, ao decorrer de 20 anos, deram corpo e sentido ao trabalho teatral do Museu da Vida em Manguinhos. Cada pedaço tem o seu valor e continua sendo atualizado dia a dia, desde o objetivo de construção do Ciência em Cena, espaço que abriga muitos espetáculos do Museu, passando pela forma como a equipe teatral inovou nos formatos e esteve atenta às demandas dos públicos e indo até os presentes desafios, como captação de recursos e o processo criativo de novas peças. Além de reflexão teórica sobre a prática do teatro como estratégia de divulgação científica, a obra traz depoimentos de pessoas que ajudaram e que ajudam a construir o trabalho artístico-teatral do Museu da Vida.

O evento do dia 24 é aberto ao público. Confira o que estamos planejando:

13h30: Encenação da peça “O Rapaz da Rabeca e a moça Rebeca”

14h05: Breve intervalo

14h15: Mesa de Abertura

. Alessandro Batista, chefe do Museu da Vida

. Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030

. Paulo Elian, diretor da Casa de Oswaldo Cruz

. Cristiani Machado, Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação

14h50h: Trajetória do Ciência em Cena - coordenação de Denise Studart

Com os atores Gustavo Ottoni, Wanda Hamilton e Letícia Guimarães, além das organizadoras do livro, as pesquisadoras Carla Almeida e Thelma Lopes.

15h40: Debate final

Serviço: Lançamento do livro "Ciência em cena: teatro no Museu da Vida"
Dia: 24 de Maio, sexta-feira
Horário: das 13h30 às 16h