Um mosaico de personagens e histórias
Local: Centro de Recepção
Horário: das 10h às 16h
O Museu da Vida é um museu interativo de ciências... com arte! Logo na chegada, o visitante é convidado a tirar uma foto no grande painel projetado pelo artista Glauco Rodrigues e instalado no Centro de Recepção. O mosaico representa personagens da história da saúde, como Louis Pasteur, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, além de expedições científicas realizadas ao interior do país no início do século passado, entre outros fatos históricos.

Einstein, esse ilustre visitante
Local: Pirâmide
Horário: das 10h às 16h
Em 1925, o famoso físico alemão Albert Einstein, ganhador do prêmio Nobel, esteve no Rio de Janeiro e visitou o então Instituto Oswaldo Cruz, onde se reuniu com Carlos Chagas e outros renomados cientistas de Manguinhos. Essa histórica visita de Eisntein está registrada em uma foto, em formato ampliado, com a qual os atuais visitantes do Museu da Vida se deparam ao entrar em nossa Pirâmide. É só vestir o jaleco e posar ao lado desse timaço da ciência.

Celebrando os 110 anos de uma descoberta
Local: Castelo Mourisco
Horário: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 13h20 e 15h10
Em 2019, celebramos os 110 anos da descoberta de uma doença que leva o nome de seu descobridor, a doença de Chagas. O cientista brasileiro Carlos Chagas, em um feito único na história, descreveu, ao mesmo tempo, a doença, seu parasito causador e o inseto transmissor. O anúncio formal da descoberta à Academia Nacional de Medicina aconteceu em 1909. Durante um passeio no Castelo da Fiocruz, os visitantes podem conhecer melhor a vida e a obra de Carlos Chagas e caprichar na selfie com o famoso discípulo de Oswaldo Cruz.

Castelo de Inspirações
Local: Castelo Mourisco
Horário: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 13h20 e 15h10
Além de contar a história e mostrar a matemática do Castelo Mourisco, essa exposição traz, ainda, uma instalação artística, inspirada nas torres do edifício e criada pelo artista plástico Rodney Wilbert, onde os visitantes podem soltar a imaginação e experimentar fotos e selfies sob os mais variados ângulos, todos recheados de lindas cores e formas.

E muito mais:

#MuseumWeek - programação completa de 14 a 18 de maio