Alô, Cabo Frio, o Museu da Vida está chegando! A partir do dia 13 de maio, segunda-feira da semana que vem, duas exposições itinerantes do Museu estarão na cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Na primeira etapa da itinerância, as exposições "Nós do Mundo" e "Mini Darwin" ficarão nas escolas municipais Vereador Leaquin Schuindt e Marli Capp até o dia 24 de maio, atendendo ao público dessas escolas e também de outras escolas convidadas. A expectativa é que, nessa primeira fase, as exposições recebam mais de 1.400 visitantes. Na segunda etapa da itinerância em Cabo Frio (RJ), "Nós do Mundo" e "Mini Darwin" seguirão para a Casa de Cultura José de Dome, também conhecida como Casa de Cultura Charitas, onde ficarão abertas à visitação de toda a comunidade de 4 a 30 de junho, com entrada gratuita. O espaço cultural funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h.

Essas ações são fruto de uma parceria entre o Museu da Vida e a Coordenadoria Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei) da Prefeitura de Cabo Frio, no âmbito do projeto "Ciência para Todxs", que vem sendo desenvolvido no município. "Esse projeto tem como principal objetivo promover ações para a divulgação e popularização da ciência, de modo a ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento científico e aproximar cada vez mais a ciência, a tecnologia e a inovação do grande público", explica Luiz Felipe Oliveira, coordenador-geral da Cogetei. "Nosso trabalho busca também possibilitar a expansão, a utilização e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inseridas no contexto das novas tecnologias na educação, promovendo, por meio de programas, projetos e ações específicas, a construção do saber e do fazer científico", acrescenta.

Sobre as exposições

A exposição "Nós do Mundo" é composta por painéis que discutem a relação do homem com a natureza, mostrando tanto o cenário mundial contemporâneo como algumas das soluções já existentes para o alcance de um desenvolvimento mais sustentável. Aborda temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação do meio ambiente. Já a exposição "Mini Darwin" apresenta uma expedição de crianças às Ilhas Galápagos, no Oceando Pacíficico, levando o visitante a redescobrir o trabalho de Charles Darwin, naturalista inglês autor da teroia da evolução das espécies por seleção natural.

Para saber mais sobre nossas exposições itinerantes e como solicitá-las, clique aqui

Publicado em 10/5/2019.