Se liga aí: para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais - e, consequentemente, para a preservação da vida no planeta Terra -, são necessárias mudanças de atitude no cotidiano. Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece em 5 de junho, a Fiocruz faz um convite a todos: bora construir práticas sociais baseadas na sustentabilidade? Com esse objetivo, a Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz), junto com o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA/VPEIC/Fiocruz) e outros parceiros, preparou o Circuito Ambiental Fiocruz 2019, com diversas atividades para o público interno e também para os visitantes da instituição.

A programação começa no dia 5 de junho, quarta-feira, às 9h, no auditório do Museu da Vida, com uma roda de conversa sobre meio ambiente e povos indígenas no Brasil, com a participação da professora Alcida Rita Ramos, da Universidade de Brasília (UnB), e também da geógrafa Cristiane Gomes Julião, indígena do povo Pankararu e doutoranda do Museu Nacional (UFRJ). Ainda na tarde do dia 5, teremos apresentação do Grupo Geotales, da UniRio, que utiliza a linguagem poética para despertar o interesse pela geologia e pela paleontologia, e pré-lançamento da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA). Com direito, é claro, à visitação ao Museu da Vida!

As atividades continuam no dia seguinte, 6 de junho, quinta, com destaque para a Feira Sustentável Fiocruz 2019, que será montada no Parque da Ciência, e também para as experimentações na Pirâmide - vamos colocar a mão na massa para discutir produção de energia, efeito estufa e o impacto da poluição nos seres vivos. Na Feira, em várias tendas, os visitantes poderão participar de oficinas e exposições sobre plantio, coleta seletiva, Mata Atlântica, reflorestamento, gases poluentes, tratamento de efluentes e controle do Aedes aegypti, entre outros temas - incluindo um jogo sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS. "A vida secreta dos fungos" e uma visita ao Horto completam a programação da quinta-feira.

A Feira Sustentável e as experimentações na Pirâmide continuam na sexta e no sábado, dias 7 e 8 de junho. No sábado (8/6), o pessoal da Assessoria de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (AESTM/Bio-Manguinhos/Fiocruz) vai apresentar o sabão ecológico - venha descobrir a fórmula sustentável de reciclar o óleo de cozinha usado!

Ah, um detalhe importante: todos os dias teremos visitas ao Borboletário, onde é possível apreciar quatro espécies de borboletas e também conhecer os hábitos desses incríveis insetos e seu papel no equilíbrio do ecossistema.

Para finalizar, uma palestra com o presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman, que falará sobre o desenvolvimento sustentável e a história do século XXI. Vai ser no dia 17 de junho, segunda-feira, a partir das 9h, no auditório do Museu da Vida.

Entrada gratuita. O agendamento só é necessário para grupos acima de dez pessoas (agendar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 21-3865-2138).

Confira a programação completa de cada dia e venha participar com a gente!

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 5 de junho (quarta-feira)

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 6 de junho (quinta-feira)

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 7 de junho (sexta-feira)

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 8 de junho (sábado)