Sucesso de público no Museu da Vida, o espetáculo teatral "O problemão da Banda Infinita" terá apresentações gratuitas no Teatro Dulcina, no centro do Rio de Janeiro, a partir de 6 de julho! A história começa quando os cinco amigos integrantes da Banda Infinita - Pati, Pita, Artur, Tales e Alan - estão prestes a se apresentar num show. A empolgação toma conta do grupo, mas algo acontece com um dos instrumentos: algumas partes da corneta Max-Mega-Super-Ultra-Sonora somem. Para recuperá-las, eles fazem uso da matemática nossa de cada dia e embarcam, literalmente, numa nave, desbravando mundos e esbarrando com personagens curiosos.

A atriz e diretora Letícia Guimarães, idealizadora do projeto, conta que o processo de criação envolveu muita pesquisa, com leitura de livros didáticos, de literatura infantil e análise de desenhos feitos por crianças. “Um dos mediadores do Museu da Vida, o pedagogo Fredson Araújo, fez uma grande pesquisa com professores de escolas públicas da zona Oeste do Rio. A gente recebeu desenhos de mais de 120 alunos desses colégios, que nos mostraram como é a visão deles em relação à matemática”, diz. Os desenhos não pintavam a matemática como algo negativo, muito pelo contrário. “Eles têm uma visão lúdica, prática, muito relacionada aos jogos e às brincadeiras, ao uso de aparelhos móveis, ao fato de pegar um ônibus e fazer o troco, ver as horas e saber quantos anos alguém está fazendo, por exemplo”, complementa Letícia.

Foi pensando nessas ideias que o dramaturgo Rafael Souza-Ribeiro começou a elaborar o texto da trama. “Deixei a imaginação correr solta e me predispus a escrever uma grande aventura, repleta de personagens e lugares fantásticos, reviravoltas, descobertas, desafios e tudo com muito humor. O humor nos aproxima, nos humaniza”, destaca Rafael. Outro destaque da obra são as músicas, inspiradas em ritmos como o carimbó do Norte e o coco de roda do Nordeste. O diretor musical Renato Frazão diz que a ideia é que a diversidade musical brasileira esteja representada o máximo possível. “Pesquisei, ouvi muitas músicas e li o texto para captar o que podia gerar ideias para as canções. Os trabalhos teatrais infantis costumam explorar pouco essa diversidade cultural do país. O contato das crianças com esse universo rico, mesmo que seja a primeira vez e de forma rápida, é muito importante”, avalia.

Ritmo, humor e aventura, elementos que, para Letícia, estão reunidos sob um mesmo objetivo. “Esperamos que a peça possa levantar um debate sobre esse preconceito que se constrói ao longo da vida em relação à matemática. Além disso, é um estímulo à cidadania, porque essa área não é só para gênios. Para ser gênio, tem que ter oportunidade”, conclui.

SERVIÇO - Peça teatral “O problemão da Banda Infinita” no Teatro Dulcina (*)

Todos os sábados e domingos de julho, às 16h, no Teatro Dulcina
Endereço: rua Alcindo Guanabara, nº 17, próximo à estação Cinelândia do metrô

Faixa etária: a partir de cinco anos

Sessões acessíveis:
Com intérprete de Libras - 20/7 e 27/7
Com audiodescrição - 28/7

Para acessar o audioconvite, clique aqui.

Para acessar o convite para a comunidade surda, clique aqui.

ENTRADA GRATUITA

INFORMAÇÕES SOBRE RETIRADA DE INGRESSOS:

1) A retirada de ingressos - todos gratuitos - será feita na bilheteria do teatro, no mesmo dia do espetáculo, a partir das 14 horas.
2) Cada pessoa poderá retirar no máximo 10 ingressos. Por exemplo, um adulto que queira retirar ingressos para sua família. Solicitamos, contudo, que apenas retirem os ingressos tendo certeza da presença. Assim, evita-se de inviabilizar a oferta de um espaço que não poderá ser novamente disponibilizado depois.
3) A lotação do teatro é de 300 lugares.
4) Os visitantes podem retirar os ingressos na bilheteria do teatro.
5) Agendamento de grupos: para agendar a ida de grupos com mais de 10 pessoas, entrar em contato com os produtores pelo Whatsapp nos números (21) 98222-0790 (Wellington de Oliveira) e (21) 99287-9332 (Mariluci Nascimento). É necessário informar a que grupo ou instituição pertence, quanto ingressos são necessários, telefone para contato e data de interesse.

***

Ouça aqui as canções que integram a trilha sonora do espetáculo teatral "O problemão da Banda Infinita":

Milonga sideral - SoundCloud | YouTube

Na dança do carimbó - SoundCloud | YouTube

Boi de maré - SoundCloud | YouTube

Coco de diminuir - SoundCloud | YouTube

Banda Infinita - SoundCloud | YouTube

***

(*) Em julho, não haverá apresentações do espetáculo no Museu da Vida, somente no Teatro Dulcina. A última apresentação no Museu da Vida, no primeiro semestre de 2019, será no dia 27/6. A temporada no Museu da Vida retorna em agosto, no dia 20/8.

Publicado em 25 de junho de 2019.