Ir para o conteúdo

A visita ao Museu da Vida está cheia de atrações com muita ciência e diversão! Que tal vir curtir suas férias com a gente? Na segunda quinzena de julho, o agendamento de visitantes com mais de dez pessoas não é necessário. A entrada é gratuita, assim como todas as atividades. O museu conta com estacionamento (também gratuito); e não dispõe de guarda-volumes. Ah, venha sempre com um documento com foto para apresentar na portaria da Fiocruz, beleza? 

Para visitar o Museu da Vida a partir de 1º de agosto, o agendamento é necessário e está sendo realizado ao longo de julho. De terça a sexta-feira, as visitas de grupos escolares ou com mais de dez pessoas devem ser agendadas com um mês de antecedência. Se você quer vir em grupo nesses dias, ligue para o número (21) 2590-6747 ou preencha seus dados em nosso formulário on-line! Em breve, entraremos em contato marcando dia e horário. Lembramos que, para vir aos sábados, não é necessário fazer agendamento.

O Museu da Vida funciona de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. Confira a seguir os horários das atividades. Algumas delas são sujeitas à lotação.

 

Programação e horários

Paracelso, o fenomenal
Local: auditório do Museu da Vida
Idade:
 a partir de dez anos
Em cartaz: 9 de julho a 27 de setembro
Dias e horários: Às terças, quintas e sextas, às 10h30 e 15h (de 16 a 30 de julho, às 11h e 15h30)
Exceto: 27/8, 30/8, 3/9, 17/9, 19/9 e 20/9
Sábados: 20/7, 3/8 e 14/9, às 11h, no auditório
Sujeito à lotação

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido.

Peça teatral "O problemão da Banda Infinita"
Local: Centro do Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina (rua Alcindo Guanabara, nº 17, próximo à estação Cinelândia do metrô)
Idade: a partir de 5 anos
Em cartaz: todos os sábados e domingos de julho, às 16h.

A trama começa quando os cinco amigos integrantes da Banda Infinita - Pati, Tales, Artur, Pita e Alan - estão prestes a se apresentar num show. A empolgação toma conta do grupo, mas algo acontece com um dos instrumentos: algumas partes da corneta Max-Mega-Super-Ultra-Sonora somem. Para recuperá-las, eles fazem uso da matemática nossa de cada dia e embarcam, literalmente, numa nave, desbravando mundos e esbarrando com personagens curiosos.

 

Exposição Castelo de Inspirações
Local: sala 307 do Castelo Mourisco
Idade: livre
De terça a sexta, às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.
Aos sábados, 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10.
Sujeito à lotação

Imagine que experiência incrível: conhecer o Castelo da Fiocruz e ao mesmo tempo visitar uma exposição sobre o “Palácio das Ciências”! Ficou curioso para saber mais sobre o monumento idealizado pelo sanitarista Oswaldo Cruz para ser símbolo da ciência e da saúde pública no Brasil e tirar aquela selfie bacana? Então, vem correndo para o Museu da Vida para conferir a mostra “Castelo de Inspirações”, que vai contar a história do Castelo e explorar os simbolismos e as curiosidades do edifício ícone da ciência brasileira, que completou cem anos em 2018. 

Avental de histórias: Oswaldo Cruz e seu Castelo
Local: Castelo
Quando: Às terças-feiras
Horário: 9h e 15h30
Idade: de cinco a oito anos 

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

 

Exposição "Cidade Acessível"
Local: Salão de exposições temporárias
Idade: livre
De terça a sexta, às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.
Aos sábados, 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10.
Sujeito à lotação

Andar em cadeira de rodas, locomover-se por ruas e calçadas sem encontrar obstáculos ou usar o transporte público são parte do direito de ir, vir e permanecer das pessoas com deficiência. Mas, esse direito fundamental tem sido respeitado? Segundo dados do IBGE (2010), o número de pessoas com algum tipo de deficiência no país chega a quase 25 por cento (52 milhões de pessoas). Para discutir e provocar a reflexão em torno de ações em áreas como transporte, educação, trabalho, urbanismo, lazer e cultura, o Museu da Vida apresenta a exposição ‘Cidade Acessível’, uma idealização Folguedo com apoio da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Quem for conferir, poderá perceber que inclusão e acessibilidade devem caminhar juntas para garantir o direito e a autonomia de todos.

 

Visita ao Castelo da Fiocruz
Local: Castelo Mourisco
Idade: livre
Visitas guiadas de terça a sexta: às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.​
Aos sábados: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10.
Sujeito à lotação

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. A visita inclui a Sala de Exposição Costa Lima, com uma incrível coleção de insetos, e a Sala de Exposição Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, com várias informações e curiosidades sobre a vida desses dois importantes cientistas brasileiros. É possível, também, visitar a exposição "Manguinhos revelado: um lugar de ciência", em outro prédio histórico de Manguinhos atrás do Castelo, o Pavilhão do Relógio.

Borboletário Fiocruz 
Local: área externa da Tenda da Ciência
Idade: a partir de 5 anos
De terça a sexta: das 9h às 16h30.
Aos sábados, das 10h às 16h.
Sujeito à lotação

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis! 


Parque da Ciência
Idade: livre
De terça a sexta: das 9h às 16h30.
Aos sábados, das 10h às 16h.

Célula gigante, Jardim dos Códigos (na foto), Espelhos sonoros e Tubos musicais são alguns dos equipamentos que você encontra no Parque da Ciência.

Escalar uma célula gigante? Criar luz sem energia elétrica? Entender o funcionamento do olho humano? Tudo isso é possível no Parque da Ciência, que conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais: Energia, Comunicação e Organização da Vida.  

 

Pirâmide
Idade: livre
Visitas guiadas de terça a sexta: às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.​
Aos sábados, 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10.
Sujeito à lotação

Bem próxima ao Parque da Ciência, a Pirâmide tem esse nome porque, olha só, o telhado se parece com uma pirâmide! Lá dentro, é possível conferir várias atividades: uma câmara escura, onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, jogos e experimentos científicos com atrações que falam sobre as vidas micro e macroscópica.

 

O Museu da Vida fica na Avenida Brasil, nº 4365, no campus Manguinhos da Fiocruz.



Atualizado em 15/07/2019.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça