Ir para o conteúdo

A Casa de Oswaldo Cruz (COC) torna pública a inscrição para os cursos livres que serão oferecidos a partir de julho! Ao todo, são cinco cursos: Fundamentos teóricos e práticos para a realização e gestão de projetos; Tópicos especiais em museus e centros de ciência; Práticas e aplicações de novas tecnologias na divulgação científica; Divulgação da ciência e da tecnologia em meios de comunicação de massa; e Artes e ciências: diálogos possíveis com a divulgação científica.

Todos são gratuitos e destinados, preferencialmente, a profissionais graduados e estudantes de graduação das áreas das ciências humanas, sociais aplicadas e da saúde. As aulas ocorrerão na Oficina-Escola de Manguinhos, da COC. Para participar, o candidato deve encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no período da inscrição de cada curso, uma carta de intenção, esclarecendo os motivos que o levaram a escolher o curso, e seu currículo. Uma vez aprovado, deverá efetuar matrícula pessoalmente na Oficina-Escola de Manguinhos, na Fiocruz, até o dia anterior ao início das aulas, munido de um retrato 3x4 e dos originais e cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de escolaridade.

Para mais informações, contate a Oficina Escola no número (21) 3865-2234 ou entre em contato pelo e-mail acima. A Oficina está localizada na av. Brasil, 4365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Confira, abaixo, as datas de inscrição, número de vagas e ementas dos cursos.

Fundamentos teóricos e práticos para a realização e gestão de projetos

Professora: Isabel Cristina Alencar de Azevedo
Inscrição: 23 de junho a 03 de julho de 2017
Período de aulas: 10, 12 de Julho (manhã), 17,19 de julho (manhã e tarde).
Horários: 09h às 12:30 (Manhã) e 13:30 às 17h (Tarde)
Carga horária: 24h
Vagas: 8
Local: Oficina-Escola de Manguinhos
Resultado: 07 de julho
Ementa: Propõe a compreensão e reflexão sobre a elaboração de projetos e programas na interface dos temas de divulgação científica, artística e cultural. Visa complementar, ampliar e desenvolver o nível de conhecimento teórico-prático dos profissionais, fornecendo informações para elaboração e viabilização de programas e projetos, análise e compreensão do ambiente de mercado, dos mecanismos de incentivo, e das estratégias de marketing e comunicação.

Tópicos especiais em museus e centros de ciência

Professores: Martha Marandino /Douglas Falcão
Inscrição: 03 a 12 de julho de 2017
Período: 24, 26 julho (Manhã e Tarde) e 02 (Tarde), 7 (Manhã), 9 (Tarde) de agosto de 2017
Horários: 09h às 12:30 (Manhã) e 13:30 às 17h (Tarde)
Carga horária: 28h
Vagas: 8
Local: Oficina-Escola de Manguinhos
Resultado: 19 de julho
Ementa: Este curso tem como finalidade oferecer uma visão panorâmica dos museus e centros de ciência, abordando aspectos históricos, suas tipologias, suas particularidades e as diferentes funções assumidas ao longo dos séculos. Serão abordados aspectos sobre as diversas funções dos museus relacionadas tanto a constituição de coleções, a salvaguarda e pesquisa científica, quanto a interface com a sociedade por meio de ações culturais e educacionais. Ênfase será dada a análise e reflexão crítica sobre as diferentes estratégias de diálogo dos museus e centros de ciência com o público, frente às demandas atuais de alfabetização científica e participação social.

Práticas e aplicações de novas tecnologias na divulgação científica

Professor: Fabio Castro Gouveia / Diego Vaz Bevilaqua
Inscrição: 10 a 19 de julho de 2017
Período: 02, 09 (Manhã), 14, 28 (Tarde), 16,30 (Manhã) de agosto, 06 de setembro (Manhã)
Horários: 09h às 12:30 (Manhã) e 13:30 às 17h (Tarde)
Carga horária: 28h
Vagas: 4
Local: Oficina-Escola de Manguinhos (OEM) - Campus Fiocruz em Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Resultado: 28 de julho
Ementa: O propósito do curso é apresentar e discutir as ferramentas para a prática da divulgação científica por intermédio das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Considerando que essa atividade demanda um estudo teórico e uma vivência prática, o curso será desenvolvido em duas etapas. A primeira propõe a apresentação de diversos materiais utilizados para divulgação científica: experimentos interativos, interativos em exposições, sites, jogos digitais, multimídias, e ações em redes sociais sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e saúde. A segunda etapa do curso propõe a criação de um projeto conceitual de um produto de divulgação científica em meio e tema selecionado pelos alunos, que será acompanhado e orientado pela equipe. A última aula será dedicada à apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

Divulgação da ciência e da tecnologia em meios de comunicação de massa

Professor: Wagner Barbosa de Oliveira
Inscrição: 24 julho a 04 de agosto de 2017
Período: 16, 21, 23 de agosto; 4, 6, 11, 13 de setembro de 2017
Horários: 13:30 às 17h (Tarde)
Carga horária: 28h
Vagas: 4
Local: Oficina-Escola de Manguinhos (OEM) - Campus Fiocruz em Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Resultado: 10 de agosto
Ementa: Os meios de comunicação de massa são apontados, em diferentes estudos e levantamentos realizados no Brasil e no exterior, como uma das principais vias de acesso da população em geral aos temas de ciência, tecnologia e inovação. É por meio da imprensa, da internet e das redes sociais e até do cinema que a sociedade forma um imaginário relacionado ao fazer científico. A disciplina apresenta diferentes aspectos das relações entre mídia, sociedade e ciência e tecnologia, este importante campo da divulgação científica. O jornalismo em ciência, linguagens, temas polêmicos e emergentes, audiovisual e rádio, documentários e redes sociais estão entre os principais conteúdos apresentados para discussão e reflexão. Jogar melhores jogos kizi hoje. Como esses jogos de kizi são muito bons e envolventes, você vai se apaixonar por eles quase que imediatamente.

Artes e ciências: diálogos possíveis com a divulgação científica

Professora: Thelma Lopes
Inscrição: 01 a 11 de agosto de 2017
Período: 23 de agosto; 13, 20 e 27 setembro; 2, 4 e 9 de outubro de 2017
Horários: 09h às 12:30 (Manhã)
Carga horária: 28h
Vagas: 4
Local: Oficina-Escola de Manguinhos (OEM) - Campus Fiocruz em Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Resultado: 18 de agosto
Ementa: Pretende-se apresentar e discutir relações entre artes & ciências e suas possíveis ações de divulgação científica, principalmente, por meio de leitura de peças teatrais, estudo de textos teóricos; exibição de filmes e debates acerca da temática em questão. Enfatizaremos a discussão sobre a perspectiva educativa e dialógica de diferentes formas de artes, bem como suas implicações nas ações que pretendem conjugar linguagens artísticas e divulgação científica. Exploraremos também os diferentes papéis sociais e status dos campos do conhecimento aqui envolvidos.

Publicado em 20/6/2017

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça