Ir para o conteúdo
 
A televisão oferece inúmeras oportunidades para a divulgação científica e cultural. Pensar programas educativos que abordam temas de ciência, tecnologia e cultura é uma delas. O seminário da Especialização 2018 "Programas educativos de ciência e cultura na TV brasileira" recebeu, no dia 21 de maio, dois profissionais com experiência no tema: Rosa Helena de Mendonça, pesquisadora do grupo de pesquisa Currículos, Redes Educativas e Imagens, da Uerj, e Walmir Thomazi Cardoso, atual gerente de conteúdo da TV Escola, do Ministério da Educação.

No evento, Rosa Helena apresentou ao público questões sobre os bastidores da produção de um programa educativo, dando como exemplo "Salto para o futuro", da TV Escola, do qual foi supervisora pedagógica. 

Professor do Departamento de Física da PUC de São Paulo, Walmir falou sobre sua experiência com os programas Olhando para o Céu, da TV Cultura, e ABC da Atronomia, da TV Escola. O primeiro exemplo é uma série de dez episódios produzida para a TV Cultura de São paulo na década de 1990. O segundo, mais recente, foi realizado no final dos anos 2000 e abordou, em 30 episódios, diferentes assuntos ligados ao universo astrônomico. O pesquisador buscou comparar as duas iniciativas, levantando um debate sobre metas e possíveis tendências para a produção de conteúdo sobre ciência em TV. 

Os seminários da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência são sempre gratuitos. 

Atualizado em 22/5/2018









Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Nova Rio conheça