Ir para o conteúdo

O próximo seminário do curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) vai debater o futuro da ciência brasileira com tema “Desafios e perspectivas da divulgação científica no Brasil atual”. O evento será realizado na próxima segunda-feira, 26 de agosto, das 13h30 às 17h, no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 – Rio de Janeiro). O seminário contará com transmissão ao vivo. Esta edição do seminário é organizada pelos alunos da turma 2019 do curso e integra as comemorações dos dez anos da pós-graduação. 

O encontro recebe os pesquisadores Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC; Orlando Fernandes Calheiros Costa, antropólogo do programa de pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ e um dos autores do podcast Benzina; e Hilda Gomes, responsável pela Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu da Vida da COC, que discutirão produção do conhecimento científico no país e a influência da política brasileira no campo científico. 

Na ocasião, Luisa Massarani apresentará um balanço da divulgação científica no Brasil, propondo uma reflexão sobre os desafios atuais. Já Orlando Costa abordará a divulgação científica a partir do campo das ciências humanas, entendendo como seus objetos de pesquisa podem confrontar o atual contexto brasileiro; Hilda Gomes abordará a importância de temas relacionados à diversidade cultural nos estudos de divulgação científica e popularização da ciência.

O seminário contará, ainda, com discussões sobre a propagação de fake news e a proliferação de grupos negacionistas da ciência, e como a divulgação científica pode contribuir com estratégias para minimizar este cenário. O seminário buscará, também, entender as perspectivas da área enquanto um campo em reconhecimento e quais são os avanços obtidos na promoção da inclusão social e na contribuição para o aperfeiçoamento da educação. 

Seminário: Desafios e perspectivas da divulgação científica no Brasil atual
Data: 26 de agosto
Horário: das 13h30 às 17h
Local: Auditório do Museu da Vida (Avenida Brasil, nº 4.365 – Manguinhos)

Publicado em 23/8/2019

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça