Ir para o conteúdo

Biodiversidade e Saúde Silvestre
Apresentação do aplicativo SISS-Geo, que, com a participação da sociedade e o uso de tecnologia móvel, monitora a saúde de animais silvestres e gera alertas sobre a circulação de agentes infecciosos, como o vírus da febre amarela. Os visitantes serão convidados a percorrer um circuito onde deverão encontrar modelos de animais em diversas condições de saúde, que deverão ser fotografados e registrados no SISS-Geo, demonstrando como essas informações são utilizadas pelos serviços de saúde para a prevenção de doenças e a conservação da biodiversidade. Os visitantes poderão, também, montar modelos tridimensionais de vetores das principais doenças infecciosas no Brasil.
Público: todos 

Biodiversid’Arte
Exposição de pequenos mamíferos e representação artística de outros, todos representantes do ciclo silvestre da doença de Chagas. Para o público infantil, pintura de desenhos dos animais e produção de máscaras. Para os demais, um quiz sobre temas da exposição.
Público: todos

Bioeconomia e a sociedade do futuro
Jovens cientistas da Fiocruz demonstram para os visitantes que a bioeconomia está nas vacinas, nos remédios, na água e, principalmente, deve estar nas nossas atitudes!
Público: todos

Bioeconomia e Biodiversidade: conhecer para preservar
Exposição de itens da coleção didático-científica do setor educativo do Museu Nacional que dialogam com o conceito de bioeconomia.
Público: todos

Conhecendo os vermes dos animais de estimação e da floresta
Oficina de massa de modelar com exposição de animais e vermes. Os participantes poderão usar um microscópio para examinar os vermes.
Público: infantil

Desafios da pesca artesanal no Canal do Cunha
Exposição fotográfica sobre o canal do Cunha, o rio Faria Timbó e a Baía de Guanabara, discutindo os desafios de quem sobrevive da pesca artesanal nesses locais.
Público: todos

Detetives da alimentação saudável
Por meio de uma caixa reveladora, os participantes deste jogo vão descobrir o que significam termos como segurança alimentar, agroecologia e alimentos ultraprocessados. Ao final da atividade, os visitantes recebem de presente uma surpresa deliciosa!
Público: todos 

Doença de Chagas: biologia e taxonomia dos vetores
Exposição sobre os principais vetores da doença de Chagas. Os participantes ganharão um atlas e cards sobre o tema.
Público: adolescentes, adultos e idosos

Fungos são a cara da riqueza
Atividade exploratória sobre as formas de utilização dos fungos e seu potencial para o desenvolvimento ambientalmente sustentável da ciência e tecnologia do país.
Público: todos

Gestão Ambiental
A exposição apresenta pontos importantes de uma boa gestão ambiental: fases da compostagem, estações de tratamento de efluentes e reaproveitamento de materiais. Aborda a importância das abelhas para o meio ambiente e inclui, também, uma oficina de plantação de mudas.
Público: todos

HIV e Aids: tire suas dúvidas
A proposta desta atividade é discutir tópicos importantes sobre HIV/Aids a partir da interação com maquetes, jogos, instalações e oficinas. O objetivo é que os participantes tirem suas dúvidas sobre o tema.
Público: todos

Insetos na bioeconomia: uma aventura pelos biomas do Brasil
Exposição sobre os insetos dos diferentes biomas brasileiros e sua importância para um desenvolvimento sustentável. Os participantes poderão utilizar uma lupa para conhecer melhor alguns desses insetos.
Público: todos

Microrganismos: o que eles têm para nos contar sobre bioeconomia?
Exposição e oficinas sobre o papel dos microorganismos na produção de medicamentos, vacinas e alimentos ao longo da história. Os visitantes poderão visualizar microorganismos ao microscópio e aprender mais sobre eles com jogo da memória, quebra-cabeça e caça-palavras.
Público: todos

Minha horta PET, minha vida
Se você já perdeu plantinhas por falta de tempo de regar, esta atividade é pra você! Que tal aprender a montar uma horta com material do cotidiano, sustentável e que não precisa regar todo dia?
Público: todos

Minilaboratório de vacinas
Estande interativo que representa as etapas de produção das vacinas e o funcionamento de alguns processos de pesquisa.
Público: todos

Moluscos continentais de importância econômica e médico-veterináriaFilmes, caixas didáticas e exemplares vivos dos principais moluscos de interesse econômico, ligados à agricultura e à saúde pública.
Público: todos

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e a Agenda 2030
A atividade é um jogo de tabuleiro gigante abordando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. 
Público: adolescentes

Vetores da Leishmaniose
Apresentação sobre os vetores da leishmaniose, medidas preventivas, ações de promoção da saúde e atividades de educação em saúde.
Público: todos

Vigilância Sanitária: contribuição para a promoção e recuperação da saúde
A exposição aborda o uso racional de medicamentos e o papel das vacinas na prevenção de doenças, além de destacar a importância da leitura dos rótulos dos alimentos para a prevenção ao consumo excessivo de sal.
Público: todos

***

No Espaço Lounge:

Meu corpo: quem vê e como vê
Um espaço de reflexão e discussão sobre sexualidade e gênero buscando descontruir estereótipos. Em uma abordagem interativa, os participantes serão convidados a construir um corpo a partir do qual será feito um debate sobre diferenças de gênero, tabus e preconceitos.
Horário: das 13h30 às 14h30 e das 15h30 às 16h30
Público: adolescentes e adultos

Como posso ajudar meu filho especial 
Exposição fotográfica humanizada de pessoas com deficiência e seus familiares. Atividades lúdicas inclusivas.
Horário: 14h30 às 15h30
Público: todos
 

VOLTAR PARA A MATÉRIA PRINCIPAL DA FIOCRUZ NA SNCT 2019

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça