Ir para o conteúdo

Asfoc-SN em defesa e valorização da ciência e tecnologia
Folhetos e vídeos sobre o trabalho realizado pelo Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública.
Público: adolescentes, adultos e idosos

Biodiversidade e Saúde Silvestre
Apresentação do aplicativo SISS-Geo, que, com a participação da sociedade e o uso de tecnologia móvel, monitora a saúde de animais silvestres e gera alertas sobre a circulação de agentes infecciosos, como o vírus da febre amarela. Os visitantes serão convidados a percorrer um circuito onde deverão encontrar modelos de animais em diversas condições de saúde, que deverão ser fotografados e registrados no SISS-Geo, demonstrando como essas informações são utilizadas pelos serviços de saúde para a prevenção de doenças e a conservação da biodiversidade. Os visitantes poderão, também, montar modelos tridimensionais de vetores das principais doenças infecciosas no Brasil.
Público: todos 

Conhecendo as parasitoses intestinais: um papo de cocô que fica interessante
A atividade apresenta o ciclo evolutivo dos parasitos intestinais de maneira lúdica e criativa, com observação ao microscópio, exposição de vermes conservados, peças sintéticas e uma caixa que detecta sujeira.
Público: todos

Desafios da pesca artesanal no Canal do Cunha
Exposição fotográfica sobre o canal do Cunha, o rio Faria Timbó e a Baía de Guanabara, discutindo os desafios de quem sobrevive da pesca artesanal nesses locais.
Público: todos

Detetives da alimentação saudável
Por meio de uma caixa reveladora, os participantes deste jogo vão descobrir o que significam termos como segurança alimentar, agroecologia e alimentos ultraprocessados. Ao final da atividade, os visitantes recebem de presente uma surpresa deliciosa!
Público: todos 

Doença de Chagas: biologia e taxonomia dos vetores
Exposição sobre os principais vetores da doença de Chagas. Os participantes ganharão um atlas e cards sobre o tema.
Público: adolescentes, adultos e idosos

Experimentando consciência na bioeconomia
Oficinas que vão discutir as diversas formas de se obter e utilizar a energia elétrica, de maneira simples e sustentável, sob a perspectiva da bioeconomia. Os participantes poderão levar o resultado de seus experimentos para casa.
Público: todos

Fibrose cística: você conhece? 
Oficina de jogos com o objetivo de divulgar informações sobre esta doença crônica que afeta pulmões, pâncreas e sistema digestivo.
Público: todos

Fungos são a cara da riqueza
Atividade exploratória sobre as formas de utilização dos fungos e seu potencial para o desenvolvimento ambientalmente sustentável da ciência e tecnologia do país.
Público: todos

Hackathon: uma maratona de desenvolvimento em bioeconomia
Atividade de divulgação do modelo de hackathon para desenvolvimento de soluções tecnológicas em diversas áreas, com aplicação prática.

HIV e Aids: tire suas dúvidas
A proposta desta atividade é discutir tópicos importantes sobre HIV/Aids a partir da interação com maquetes, jogos, instalações e oficinas. O objetivo é que os participantes tirem suas dúvidas sobre o tema.
Público: todos

Insetos na bioeconomia: uma aventura pelos biomas do Brasil
Exposição sobre os insetos dos diferentes biomas brasileiros e sua importância para um desenvolvimento sustentável. Os participantes poderão utilizar uma lupa para conhecer melhor alguns desses insetos.
Público: todos

Minha horta PET, minha vida
Se você já perdeu plantinhas por falta de tempo de regar, esta atividade é pra você! Que tal aprender a montar uma horta com material do cotidiano, sustentável e que não precisa regar todo dia?
Público: todos

Minilaboratório de vacinas
Estande interativo que representa as etapas de produção das vacinas e o funcionamento de alguns processos de pesquisa.
Público: todos

Nos bastidores do arquivo
Demonstração do tratamento técnico de acervos de arquivos, desde as técnicas de conservação até a disponibilização para o público.
Público: todos

Olho vivo no barbeiro: por que este inseto impacta na bioeconomia 
De forma lúdica, a exposição apresenta o inseto chamado barbeiro, transmissor da doença de Chagas, e as medidas de prevenção.
Público: todos

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e a Agenda 2030
A atividade é um jogo de tabuleiro gigante abordando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. 
Público: adolescentes

Percevejo de cama: a contramão do desenvolvimento sustentável
A exposição mostra o desenvolvimento, a dispersão e a infestação do percevejo, inseto comum no meio urbano, além de abordar as principais medidas de prevenção e controle do inseto.
Público: todos

Plâncton: criaturas invisíveis, mas muito úteis 
Os visitantes vão conhecer o plâncton e seu papel ecológico, desde a manutenção da cadeia alimentar aquática até a produção de oxigênio para a atmosfera. A exposição mostrará também a utilidade do plâncton na indústria alimentícia, farmacêutica e de biocombustíveis.
Público prioritário: todos

Plantas medicinais: da semente à farmácia
Oficina dividida em quatro partes que representam a cadeia produtiva das plantas medicinais na indústria farmacêutica. A atividade aborda desde a plantação de mudas medicinais até a fabricação de comprimidos, passando pela preparação de chás e extratos, e a testagem dos componentes ativos da planta.
Público: todos

Sinal vermelho
O assunto é: menstruação. Será que sabemos o suficiente sobre esse tema? Quanto lixo é gerado com os absorventes descartáveis? Existem alternativas a eles? Muito mais do que perguntas e respostas, esta atividade é um convite à reflexão. Participe!
Público: adolescentes e adultos

Vetores da Leishmaniose
Apresentação sobre os vetores da leishmaniose, medidas preventivas, ações de promoção da saúde e atividades de educação em saúde.
Público: todos

Vigilância Sanitária: contribuição para a promoção e recuperação da saúde
A exposição aborda o uso racional de medicamentos e o papel das vacinas na prevenção de doenças, além de destacar a importância da leitura dos rótulos dos alimentos para a prevenção ao consumo excessivo de sal.
Público: todos

***

No Espaço Lounge:

Bate-papo com autores
Autores da Editora Fiocruz participam de bate-papo com os visitantes sobre os temas de seus livros. 
Horário: 11h às 12h
Público: todos

 

VOLTAR PARA A MATÉRIA PRINCIPAL DA FIOCRUZ NA SNCT 2019

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça