A primavera está entre nós! Quer dizer... Quase! No dia 21 de setembro, começa o evento mais florido de todos entre os museus: a Primavera dos Museus 2020. A 14ª Primavera dos Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.

O tema definido pelo Ibram para a edição deste ano é “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Visto o momento pelo qual passam a sociedade e os museus, devido à pandemia causada pelo Covid-19, este ano, em especial, as atividades serão on-line.

Confira a programação do Museu da Vida!

Lançamento do vídeo "Dicas culturais da Mari"
A bolsista surda Mariana Oliveira, do Programa Jovem Aprendiz do Museu da Vida, vai trazer dicas culturais para o público surdo! A proposta é mostrar que a comunicação acessível precisa estar amarrada às estratégias museais de inclusão digital.

Roda de conversa: "Pró-Cultural: novas estratégias inclusivas em tempos de pandemia do Covid-19"
Dia 22/09, às 15h, no canal youtube.com/museudavida

Jovens bolsistas do Museu da Vida que já passaram pelo Programa de Iniciação à Produção Cultural - o Pró-Cultural - e outros que estão ingressando na turma 2020 vão bater uma papo animado sobre o que eles esperam para o programa e como está sendo a experiência de realizar o programa à distância devido à pandemia de Covid-19.

Live: Estratégias culturais digitais durante a pandemia
Dia 24/09, às 15h, no canal youtube.com/museudavida

Dois profissionais do setor cultural vão dialogar com o Museu da Vida sobre como encantar, ouvir e persistir no diálogo com o público mesmo com isolamento social.

Passeio Virtual 360 graus na exposição Castelo de Inspirações
Em homenagem aos 120 anos da Fiocruz e aos 21 anos do Museu da Vida, a exposição Castelo de Inspirações ganhou uma versão especial no YouTube do Museu: um vídeo 360 graus! Agora, é possível entrar na mostra pelo celular, tablet ou computador e mergulhar nos detalhes que a exposição conta aos visitantes. Visite aqui!

Tour Virtual pela Sala Costa Lima
A Sala de Exposição Entomológica Costa Lima, que fica no 2º andar do Castelo Mourisco, ganhou um tour virtual! Para quem mora em outro estado, o gostinho de entrar no prédio e conhecer a coleção de insetos é demais! Ande nos corredores do Castelo aqui.

Exposição Virtual "Aedes : que mosquito é esse?
Idealizada pelo Museu da Vida, a mostra passeia pelo universo do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, para informar e conscientizar com diversas atividades interativas. Na versão virtual, o visitante pode saber mais sobre o inseto e os vírus transmitidos através de vídeos, fotos e até um quiz para testar os conhecimentos! O zumbido do mosquito está nesta direção.

Publicado em 12 de setembro de 2020