Ação realizada no aniversário de 20 anos do Museu da Vida. Intervenção: Realejo científico – Mulheres extraordinárias. Créditos: Museu da Vida.

Por Melissa Cannabrava
Colaboração: Renata Fontanetto

Você se lembra dos Contadores de Histórias? A gente tá morrendo de saudade desse grupo criativo e cheio de energia! A novidade é que você poderá matar a saudade: a partir de hoje (15), os Contadores irão estrear uma temporada no YouTube do Museu da Vida. Será um vídeo por mês, de abril a junho. A diversão é para a família toda! Além disso, o material conta com recursos de tecnologia assistiva - janela de Libras e legenda.

O primeiro vídeo, "O que vem por aí?", já pode ser conferido! Era uma vez uma bibliotecária, uma historiadora e uma museóloga. Como sempre estiveram muito próximas, acabaram por contagiar umas às outras, dando continuidade ao exercício de contar histórias, envolvendo o público com atividades lúdicas, literatura e informações científicas. Assim, ficaram cada vez mais estimuladas pelo público e continuaram produzindo e testando novas ideias.

Para a primeira temporada nas redes sociais, foram escolhidas duas histórias produzidas no Museu da Vida: "O que Nina vai aprontar?", de Sônia Mano e Bárbara Mello, e “Oswaldo e seu castelo”, de Cláudia Oliveira. Ambas foram desenvolvidas por profissionais do Museu para o público infantojuvenil, com temas voltados para a saúde e a ciência, e farão parte dos próximos vídeos da série dos Contadores durante a pandemia. Estas e outras publicações do Museu da Vida estão disponíveis para download gratuito.

A história de quem conduz esse trem

Ao longo do tempo, muitos profissionais e colaboradores integraram a equipe da contação de histórias em 18 anos de atuação. Geralmente, um pesquisador convidado conversava com o público presencial após as apresentações, dialogando sobre temas relacionados à ciência e à saúde, além de incentivar a leitura. De lá pra cá, muita coisa mudou! Com um novo projeto em 2019, a atividade passou a ter uma proposta mais dinâmica, de maior interação com o público e com itinerância pelos espaços do MV. O artista visual Rodney Wilbert passou a fazer parte da equipe, buscando engajar o público que assistia por meio de seu trabalho artístico.

"O trabalho foi crescendo e veio a vontade de fazer muito mais! Outras atividades foram elaboradas, como o "Trem de Histórias - Baú do Oswaldo", que busca tecer alguns momentos da história de Oswaldo Cruz até a sua chegada a Manguinhos. Dividimos esse trabalho em quatro atos, que inclui uma caminhada de interação com o público até o castelo! Além disso, participamos em muitos eventos da Fiocruz e em outros externos, como a apresentação na estação Central do Brasil em 2019", explicam Cláudia de Oliveira, Suzi Aguiar e Beatriz Schwenck, educadoras - as duas primeiras - e bibliotecária do Museu da Vida, além de apresentadoras dos vídeos.

O Realejo Científico foi outra aposta do grupo como modalidade de apresentação. A atividade consiste na leitura de pequenas histórias relacionadas a temas diversos, mas contando com a participação dos visitantes para a leitura de fragmentos ou frases. "Nessa brincadeira, esses trechos podiam ser interpretados de muitas maneiras, e a forma como o visitante ia narrar era escolhida dentro de uma caixa de madeira. Além de curioso, era inspirador! Por isso, o nome da atividade remetia à caixa musical de antigamente, de onde saíam pequenos papéis sorteados", relembra a equipe do projeto.

Dê o play e siga o trem virtual dos Contadores. Até a próxima estação!

Publicado em 15 de abril de 2021