Por Renata Bohrer

Como parte da programação da Museum Week, da Década do Oceano (2021-2030) e para celebrar o Dia Mundial do Oceano (8 de junho), o Museu da Vida preparou um pôster especial unindo céu e mar. Concebido por Paulo Henrique Colonese, coordenador dos grupos "Os Mensageiros das Estrelas" e "Viagem ao Universo em 88 Constelações", e criado pelo ilustrador Caio Baldi, o pôster propõe uma releitura das representações mitológicas de constelações relacionadas ao universo marinho. O material se encontra disponível para download e é gratuito.

Intitulado Constelações Oceânicas, o pôster reúne 13 das 88 constelações estabelecidas pela União Astronômica Internacional que formam a esfera celeste. Organizado de acordo com a temática, o diferencial da obra fica por conta das referências, que vão do clássico ao contemporâneo. Nesse sincretismo cósmico, é possível observar uma composição harmônica e intrigante entre elementos míticos e reais sob o manto celestial. Para o artista, a obra sinaliza uma ruptura das narrativas mitológicas e destaca espécies locais e circulantes do litoral brasileiro.

“A constelação de Cetus (ou constelação da Baleia) é retratada pela mitologia grega por um monstro marinho. O trabalho de ilustração das 88 constelações é inspirado na fauna brasileira. Por esse motivo, as escolhas das constelações dos animais ressaltam a nossa biodiversidade. Na constelação Cetus, abandona-se o conceito e medo de monstros marinhos e adota-se a paixão por um animal marinho real”, explica Baldi.

Fora a constelação de Cetus, representada pela gigante baleia franca austral, o pôster é composto por Peixes (tucunarés azuis), Peixe Austral (peixe do sul), Peixe Voador, Peixe Dourado do Mar, Delfim (golfinho rotator), Câncer (caranguejo Guaiamum), Hidra Macho (cobra d’água do sul, a surucucurana); Hidra Fêmea (jiboia constritora), Erídano (o rio), Argo Navis (o navio) e Aquário (o aguadeiro). Ainda como parte da composição artística, temos a nossa Via Láctea - a galáxia surge mais ao fundo do painel como um grande rio por onde os seres mitológicos caminham em diversas culturas. Além do pôster comemorativo, outras produções também podem ser vistas no álbum Uma viagem ao Universo em 88 Constelações, no Flickr do Museu da Vida.

Este trabalho tem como objetivo estimular iniciativas que contribuam para a conservação da biodiversidade marinha e chama atenção para o maior bioma do planeta. Nesse sentido, o termo “oceano” surge no singular em vários movimentos atuais com a finalidade de reforçar o pensamento de um oceano global que apresenta um sistema integrado e indissociável de funcionamento.

O pôster integra a coleção Viagem ao Universo em 88 Constelações - uma ação educativa do projeto Arte e Ciência sob Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP, Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.

Para baixar as ilustrações em alta resolução, clique em:

Constelações Oceânicas e/ou Viagem ao Universo em 88 Constelações

A Década do Oceano

Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Década da Ciência Oceânica acontece no período de 2021 a 2030 e visa refletir ações de conservação e promoção do uso consciente do oceano como um todo. No Brasil, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), representante científico na Comissão Oceanográfica Intergovernamental, da Unesco, é responsável pela implementação das atividades dos próximos anos através do Programa Ciência no Mar.

A seguir, conheça algumas iniciativas brasileiras:

Liga das Mulheres pelo Oceano

Olimpíada Brasileira do Oceano (O2)

Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos

Maré da Ciência