Por Parques do Brasil

Imagem: Luciana Alvarenga (Museu da Vida)

Para quem curte biodiversidade e programas sobre meio ambiente, fica a dica: o próximo episódio da série Parques do Brasil será exibido no domingo, 25 de julho, às 19h (horário de Brasília), na TV Brasil. Na América do Sul, próximo à linha do Equador, encontramos uma extensa região continental coberta pela maior floresta tropical do mundo. Ocupando um terço do continente, a Amazônia apresenta uma extraordinária biodiversidade e uma rede de rios que estão entre os maiores da Terra. Um lugar que parecia inatingível há poucas décadas, encontra-se hoje ameaçado e se mantém fundamental para toda a vida na Terra. Nesta expedição, seguimos pelo Rio Negro no estado do Amazonas e conhecemos o Parque Nacional do Jaú. Criado em 1981, ele possui uma área de 2.272.000 hectares e protege uma das maiores áreas contínuas de florestas úmidas do planeta, além de abrigar a bacia hidrográfica do rio Jaú praticamente inteira.

No primeiro bloco, subimos o rio Jaú e encontramos ariranhas e muitas aves. No dia seguinte, conhecemos o rio Carabinani, que apresenta na época da vazante saltos e corredeiras impressionantes. Na volta, passamos pelo lago Santo Antônio e vimos macacarecuias seculares. Neste bloco apresentaremos também o poderoso jacaré-açu, a bela Cachoeira do Itaúbal, a castanheira-do-pará e aves aquáticas. No segundo bloco, seguimos para a Praia da Maquipana, um imenso banco de areia no meio do Rio Negro, onde nidificam várias espécies de tartarugas. Ali observamos o boto-cor-de-rosa, um animal ameaçado de extinção. O bloco traz ainda o boto-tucuxi, uma sumaúma gigante, petróglifos, a importância da Amazônia para a segurança hídrica do Brasil, a campinarama, a campina e rio Unini.

A série Parques do Brasil é realizada através de uma parceira entre a EBC, a Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. O site do projeto pode ser acesso em curtabiodiversidade.fiocruz.br.

Confira a equipe técnica.

Publicado em 23/7/2021