Por Renata Fontanetto

Quem sente falta da energia dos palcos do Museu da Vida poderá afagar a saudade a partir de 19 de agosto. A equipe de teatro do Museu vem se dedicando, durante a pandemia, à produção de webséries, inspiradas nos espetáculos teatrais autorais do MV que já encantaram milhares de pessoas. A esquete "Conferência Sinistra" virou um curta-metragem, e o espetáculo Paracelso, uma websérie de quatro episódios.

Crédito: Sidnei Oliveira

“As artes cênicas fazem parte do DNA do MV. A pandemia nos tirou o essencial: o palco e a presença. Mas, assim como artistas de teatro do mundo todo, migramos para as telinhas. Descobrimos nossa mais nova vocação: o cinema como arte e ponte para popularizar a ciência, promover a saúde, trazer alegria e despertar reflexões”, afirma Letícia Guimarães, atriz e diretora de peças teatrais no Museu. Segundo ela, o palco on-line traz uma vantagem: será possível estar sempre em cartaz.

A primeira a estrear, "Conferência Sinistra", traz um texto escrito pelo ator Gustavo Ottoni na década de 1990 e que se mostra muito atual. O roteiro original traz uma conversa macabra, bem-humorada e com crítica social entre as doenças que assolavam cidades brasileiras no início do século XX: febre amarela, peste bubônica e varíola. Três caveiras que cheiram a morte e são muito amigas sentam para contar o mal que vêm causando à população, deixando bem claro que odeiam médicos, medidas sanitárias e - vejam só! - vacinas. Qualquer semelhança com os tempos da atual pandemia de Covid-19 não é mera coincidência.

“O lançamento desses audiovisuais marcam um momento muito especial para o Museu da Vida. Produzir estes conteúdos muito nos desafiou e, ao mesmo tempo, trouxe uma grande oportunidade para explorar, de maneira super profissional, uma outra vertente das artes cênicas. O teatro segue sendo um grande protagonista em nosso museu, mas as produções em audiovisual vieram pra ficar", celebra Héliton Barros, chefe do MV. Além do filme de Conferência Sinistra, a equipe disponibilizou em 26 de agosto uma proposta de atividade educativa on-line: uma mostra de charges a partir do curta-metragem. Confira abaixo!

Em seguida, no dia 1o de setembro, estreia "Paracelso, o fenomenal". Dirigido por Pablo Aguilar, a peça entrou em cartaz nos palcos do Museu em 2019. O roteiro ficou por conta de Aguilar e dos atores que interpretam os personagens, Alexandre Francisco e Kailani Vinicio. A dupla Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim - o famoso Paracelso - e a assistente Ununúltima fazem peripécias, malícias e mistérios no palco, trazendo para o público um verdadeiro show de ciências. A ciência da peça e websérie se mistura com crenças, superstições e muitos experimentos, características encontradas na prática científica antes de sua institucionalização nos séculos XVII e XVIII. Paracelso, por exemplo, foi um médico, alquimista e ocultista suíço-alemão nascido no século XV. A dupla, um tanto excêntrica, promete arrancar boas gargalhadas do espectador.

“Transformar a peça foi interessante porque percebemos que o formato audiovisual nos trouxe novas possibilidades. Por exemplo, mostrar mais detalhes, aproximar mais o olhar para os experimentos que os atores realizam, além da adaptação do roteiro para que, na nova roupagem, a obra fosse dividida e apresentada em quatro episódios, sempre mantendo os jogos cômicos e o humor próprios da peça”, detalha Aguilar.

Todos os episódios contarão com três recursos de tecnologia assistiva: janela de libras, legenda e audiodescrição. As produções, financiadas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura - o ISS da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro -, seguiram protocolos de segurança para a Covid-19. Para assistir, basta acessar o Youtube do Museu da Vida a partir de 19 de agosto (youtube.com/museudavida), inscrever-se no canal, deixar seu joinha no vídeo e depois contar pra gente o que achou!

Episódio 1 - O sopro mágico: um experimento de química

Episódio 2 - Faça a cromatografia em papel e a bobina de tesla

Episódio 3: banco de pregos e papel que não rasga

Episódio 4: caneca assustadora e pasta de dente de elefante

Ficha técnica de Conferência Sinistra.

Ficha técnica de Paracelso, o fenomenal.

Publicado em 5 de agosto de 2021.
Atualizado em 22 de setembro de 2021.