Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

No último episódio da websérie “Rir Faz Bem”, conheça a incrível história de um animal raro, jamais visto no hemisfério Sul do planeta. O espetáculo virtual “O homem-pássaro”, do Coletivo Nopok em parceria com o Ciência Móvel, conta com recursos de tecnologia assistiva e é gratuito.

Alimentado apenas e tão somente com semente de salsaparrilha, o homem-pássaro encanta a todos pela sua beleza e graciosidade. E não para por aí! Muito habilidoso, o animal exótico chama a atenção também pelos seus movimentos complexos e coordenados.

Em cena, o homem-pássaro se desdobra entre a comicidade e as atividades circenses. Destaque para a atração “rola-rola”, um número tradicional que exige força, agilidade e equilíbrio do artista Daniel Poittevin.

A seguir, veja o espetáculo completo:

 

 

A parceria Coletivo Nopok e Ciência Móvel na estrada


Idealizado pelos artistas Daniel Poittevin e Fernando Nicolini, o Coletivo Nopok foi criado em 2007 e tem como objetivo desenvolver formatos próprios de linguagens para a arte circense. O grupo é conhecido pela mistura de narrativas e de habilidades, a proximidade com o espectador e a capacidade de adaptar-se a diferentes espaços. Em viagens pelo Brasil, o Coletivo Nopok realizou várias apresentações dirigidas especialmente para estudantes e professores visitantes do Ciência Móvel em diversos municípios do interior do país.

O Ciência Móvel visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural. Uma iniciativa do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz, o projeto “Arte e ciência sobre rodas”, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura), conta atualmente com o patrocínio das empresas Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco. Em 2020, o Ciência Móvel e o Coletivo Nopok propõem percorrer juntos uma nova estrada com ações voltadas para o público internauta, com a Websérie "Rir faz bem", contendo cenas do espetáculo que viaja pelas estradas do Brasil.

 

Veja aqui a ficha técnica do espetáculo.

 

 

Publicado em 19 de outubro de 2021.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento: Estamos fechados devido à pandemia. Siga-nos nas redes sociais!

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

Ternium Johnson & Johnson ibm conheça