Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Está aberta ao público a exposição itinerante  ‘Aedes: que mosquito é esse?’ (versão compacta), do Museu da Vida Fiocruz, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis - RJ.  A entrada é gratuita e a classificação livre. 

Com uma abordagem lúdica, informativa e reflexiva, a ‘Aedes: que mosquito é esse?’ objetiva conscientizar a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças virais que são chamadas de arboviroses. A exposição itinerante está dividida em módulos: “Dengue”; “Zika”; “Chikungunya”; “Febre Amarela”; “Os vírus - por dentro dos vírus"; "Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão" e “Pesquisa em busca de soluções e Controle – esforço conjunto”.  

Durante o passeio, o visitante será convidado a explorar o universo do mosquito de diferentes maneiras. Além de painéis, a mostra traz atividades interativas, entre elas o “Quintal Interativo”. Ainda como parte da dinâmica, o participante será instigado a identificar potenciais criadouros do vetor, como pneus e vasos de plantas.  Dois documentários premiados completam o percurso: "O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo" e "Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma ameaça nos trópicos, dirigidos por Genilton José Vieira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). 

Uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, com o apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, a exposição tem a curadoria de Waldir Ribeiro, Luis Carlos Victorino, Fernanda Gondra e Miguel Oliveira, e conta com a colaboração do Serviço de Itinerância, a partir das produtoras Flávia Lima e Marta Fabíola Mayrink. 

‘Aedes: que mosquito é esse?' integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC, com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

Esta mostra faz parte do acervo de exposições do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, disponíveis para empréstimo. Para saber como funciona o serviço de solicitação de exposições itinerantes, clique aqui.

 

Serviço:

Exposição itinerante ‘Aedes: que mosquito é esse?’(versão compacta), do Museu da Vida Fiocruz

Data: De 10 de outubro a 16 de dezembro 

Horários: de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30.  Para grupos com mais de cinco pessoas, é preciso fazer o agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .  

Local:  Palácio Itaboraí - Fiocruz Petrópolis (R. Visc. de Itaboraí, 188 - Valparaíso, Petrópolis - RJ, 25655-031)

 

 

Fotos: Flávia Lima

 

Publicado em 10 de outburo de 2022. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça