Célula neural coloridaO projeto “Ciência para pequenos curiosos”, uma parceria entre o Museu da Vida/Fiocruz e o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, prepara uma série de atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Aterro do Flamengo, de 21 a 24 de outubro.
Durante esses quatro dias, quem visitar o espaço do Museu da Vida no Aterro vai embarcar numa incrível aventura pelo corpo humano.

Por meio de histórias, conversas, experimentos e modelos lúdicos e anatômicos, que poderão ser manipulados, os visitantes irão conhecer melhor o interior do nosso corpo e descobrir uma série de coisas sobre o seu funcionamento.

As atividades são voltadas para crianças de 5 a 8 anos e estarão reunidas no módulo expointerativo Uma aventura pelo corpo humano, cujo objetivo é despertar o interesse do público infantil pelo tema. O projeto conta com apoio da Faperj.

Confira algumas das principais atrações:

Túnica contadora de história
Era uma vez um corpo que acabara de completar 10 anos. Durante todo esse tempo, tinha funcionado muito bem. Mas, um belo dia, acordou sentindo uma coisa estranha. Afinal, o que aconteceu com o corpo? A túnica contadora de histórias desafia o visitante a descobrir.

Eu sou único
Nessa atividade de valorização das diferenças que enriquecem a espécie humana, o visitante irá fazer a sua própria carteira de identidade, com seu nome, idade, impressão digital e um “auto-retrato”.

Bate-coração
Com o auxílio de “estetoscópios” improvisados, as crianças vão ouvir as batidas do coração de colegas/acompanhantes, relaxados e depois de fazerem exercício, e vão relatar suas experiências.

Semelhanças e diferenças
Manipulando modelos de corações e cérebros humanos e animais, os visitantes serão convidados a observar e tentar identificar as principais semelhanças e diferenças e a refletir sobre o porquê dessas semelhanças e diferenças.

Por dentro do nariz
De olhos vendados, os visitantes entrarão num nariz-caverna e irão sentir as substâncias que habitam o interior do nosso nariz (eca!!). Para que será que servem essas coisas nojentas?

Haja estômago!
O que acontece com a comida depois que a colocamos na boca? Nessa atividade interativa, o público participará de um bate-papo sobre comida e digestão e descobrirá como é o percurso da comida pelo interior do corpo.

Lounge De pernas pro ar
Neste espaço, os visitantes poderão relaxar enquanto veem belas imagens do interior do corpo humano. Além disso, as crianças serão convidadas a customizar cartões postais com partes do corpo estampadas.

Uma aventura pelo corpo humano
Visitação: 21 a 24 de outubro de 2010, de 9h às 17h
Local: Aterro do Flamengo (altura da Rua Ferreira Viana)
Público-alvo: crianças de 5 a 8 anos
Mais informações: 3590-6747

Todas as atividades são gratuitas!