São Luiz do Paraitinga, município do Estado de São Paulo onde nasceu o sanitarista Oswaldo Cruz em 5 de agosto de 1872, reserva atrações especiais para seus moradores e visitantes nesta semana, de 2 a 5 de agosto de 2011. A programação montada pela prefeitura se concentra na praça Dr. Osvaldo Cruz, centro da cidade, atravessando todo o dia com exibição de filmes sobre saúde e shows de música, atividades laborais, oficinas, passeios e palestras.  A Fiocruz, em homenagem a seu patrono e também motivada pelo Dia Nacional da Saúde (05/08), se fará presente com o projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos.

Desde 2006, um público estimado em mais de 350 mil pessoas conheceu as várias atividades desenvolvidas por este verdadeiro museu itinerante, que percorre cidades do Sudeste visando contribuir para a inclusão social das populações, bem como para a melhoria do ensino de ciências na região. O caminhão estaciona na cidade paulista para apresentar as seguintes atrações interativas: Exposição Dengue, Girotech (formado por três anéis que giram livremente em todas as direções e simula exercícios feitos pelos astronautas da Nasa), Pilha humana, Bicicleta Geradora, Casa Maquete, Mini-usina, Ilusões de Ótica, Microscopia, Painel Solar, Espelhos Sonoros, Tubos Musicais e Modelos 3D.

Só em 2010 cerca de 70 mil visitantes compareceram aos locais visitados para conferir essas e outras atividades levadas pelo Ciência Móvel, coordenado pelo Museu da Vida, departamento da Casa de Oswaldo Cruz, uma das unidades técnico-científicas da Fiocruz, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e patrocinado pela sanofi-aventis.

Serviço:
Data da visita: 2 a 5 de agosto de 2011.
Horário de atendimento: 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h (exceto na sexta, que encerrará às 13h)
Local do evento: Praça Dr. Osvaldo Cruz, Centro, São Luiz do Paraitinga