Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

Explore o Universo pelo mundo dos games no Museu da Vida Itinerante. Esta é a proposta dos jogos digitais da série Os Mensageiros das Estrelas. Desenvolvido pelos planetaristas do Ciência Móvel, Leonardo Castro e Rafaela Ribeiro, os games têm como objetivo divulgar astronomia de forma lúdica e didática por meio de linguagens interativas. A cada mês, o público poderá conferir em nosso site um jogo diferente com temas diversos sobre o Cosmos. O acesso é gratuito e a classificação é livre. 

Dinâmicos e estimulantes, os jogos on-line estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Parte disso deve-se às novas tecnologias que permitiram o aprimoramento das ferramentas e garantiram maior acessibilidade. De um modo em geral, os games ainda são classificados como artigos comuns do ramo do entretenimento.  Mas engana-se quem pensa que estes produtos não tenham outras finalidades.  Criador e um dos autores da obra Os Mensageiros das Estrelas - Constelações, Leonardo Castro explica como surgiu a ideia de produzir games educativos para a série: 

“Os jogos estão em nosso dia a dia, seja em aplicativos ou plataformas digitais de ensino. A ideia de criar os jogos surgiu após várias discussões (durante reuniões com membros dos Mensageiros) sobre a necessidade de produzir conteúdos mais interativos e acessíveis, tornando a comunicação entre museu e público ainda mais eficiente.” 

 Em seguida, o planetarista do Museu da Vida Itinerante fala da relação dos games com a obra Mensageiros das Estrelas:

“Os cadernos têm por objetivo divulgar astronomia de forma a conduzir os leitores em uma viagem entre os astros e as belíssimas paisagens que encontramos no Universo. Ao longo das páginas existem uma série de desafios incríveis, alguns com a necessidade de pegar papel e caneta para realizar cálculos, outros com links para visitar exposições virtuais. Os jogos podem ser considerados aperitivos para estimular o acesso a esses conteúdos, incentivando o público a pesquisar e tentar realizar os desafios encontrados em cada página, funcionando como uma extensão interativa.” - diz Leonardo. 

Também autora dos cadernos educativos e dos jogos on-line, Rafaela Ribeiro conta como se dá a abordagem dos conteúdos astronômicos nos games:

“[...] é um jogo educacional, que é feito por educadores, mas a diversão sempre estará presente junto com a vontade de levar de uma forma mais leve e descomplicada  a astronomia para dentro do lar das pessoas. Buscamos aguçar a curiosidade do público e, por isso, selecionamos temas que possibilitem unir entretenimento e conhecimento em um mesmo espaço.”  

Excepcionalmente neste mês de lançamento, o nosso público leitor terá a oportunidade de conferir não um, mas dois jogos digitais. Teste sua memória com o “Game Asterismos”, que propõe como desafio a identificação de padrões estelares no céu noturno. Veja também como estão seus conhecimentos gerais em astronomia no  “Quiz Navegando pelo Céu”. Ficou curioso? Então se joga nos games dos Mensageiros das Estrelas!  

*Atenção! Não é necessário instalar qualquer programa para acessar os nossos jogos on-line. Para participar, basta apenas clicar no link disponibilizado gratuitamente.

 

              Clique nas imagens (separadamente) e acesse os jogos. 

 

Os jogos educativos da série Os Mensageiros das Estrelas foram desenvolvidos na plataforma de gamificação digital Genially e integram as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

 

Publicado em 10 de março de 2021. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça