Por Renata Bohrer

Em sua 12a publicação, a coleção Os Mensageiros das Estrelas é lançada para sua última missão espacial. Sob o comando de cinco planetaristas do Ciência Móvel, os Mensageiros convida a todos a embarcarem no voo de encerramento da expedição espacial que teve início em outubro de 2020.  Todo o material encontra-se disponível para download gratuito.

A bordo da nave Stellarium, vamos dar continuidade a nossa viagem exploratória pela superfície lunar sem perder de vista os desafios do roteiro. A caminho de casa, os comandantes aproveitam para fazer um breve passeio pela vizinhança cósmica atrás das 10 estrelas mais próximas do Sol. E não para por aí! Em mais um tour fenomenal, a nossa nave segue o rastro de detritos do cometa que dá origem a uma chuva de meteoros na direção da Constelação de Perseu.

Por falar em constelação… Neste mês, as nossas lentes prometem revelar toda a exuberância da constelação do Pavão. Nas plumas da ave estelar, conheça uma das maiores galáxias espirais já descobertas! Veja também as cinco estrelas orbitadas por exoplanetas do tipo super Terra na região. A seguir, confira a história de origem do instrumento de grande valor para a astronomia e saiba como usar o diário de bordo da nave Stellarium para localizar a constelação do Telescópio no céu de sua cidade.

As coleções "Os Mensageiros das Estrelas" integram as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.

Abaixo, os links das publicações:

Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar - Volume 12

Mensageiros das Estrelas: Constelações - Volume 12

Stellarium

Abaixo, veja os comandantes e autores da coleção Os Mensageiros das Estrelas:

“Escrever a série foi algo incrível para mim. Este projeto me fez despertar uma paixão desconhecida, a escrita. Minha inspiração veio das lembranças com o público em ações pelo Ciência Móvel. Espero que a leitura da nossa série seja tão divertida e construtiva para você quanto foi para mim."

"Foi uma grande honra ter contribuído para esse projeto maravilhoso, que surgiu em um momento tão difícil. Espero que nosso trabalho — feito com muito carinho — possa ter ajudado e instigado as leitoras e leitores a se apropriarem cada dia mais da ciência, que é nossa!"

"Foi uma honra participar do desenvolvimento dos cadernos dos Mensageiros. Tive a oportunidade de aprender mais coisas sobre aquilo que amo e, principalmente, tornar mais acessível o conhecimento sobre o céu acima de nossas cabeças. Apesar de ser o nosso último volume, a aventura ainda não acabou!”

"Participar das missões foi muito gratificante e proporcionou um grande crescimento pessoal e profissional. Com as explicações e atividades dos cadernos, esperamos que cada pessoa possa criar sua própria missão, indo muito além do que está escrito, explorando novos horizontes e desbravando ainda mais o nosso céu noturno."

“Viajar pelos Mensageiros foi fantástico! Quantas coisas aprendemos juntos! Escrever para a coleção foi uma mistura de emoções. Em cada linha de cada caderno, há um pouco dos meus sonhos e amor pelo universo. E o bacana é que está tudo registrado para quem quiser seguir viagem com a gente."

Clique aqui e veja todos os volumes da coleção Os Mensageiros das Estrelas.

Publicado em 29 de setembro de 2020.