Ir para o conteúdo

Buscar, identificar e capturar o mosquito Aedes aegypti numa espécie de caça ao inseto. Acompanhar o voo do mosquito dentro de um apartamento por meio de óculos Virtual Reality (VR). Esses jogos e outras atividades compõem a exposição “Aedes: que mosquito é esse?”, que acaba de ser inaugurada no Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, em Olinda.

Uma escultura de mosquito fêmea com mais de dois metros – criação do artista plástico Ricardo Fernandes – recepciona o visitante para estimulá-lo a explorar diferentes partes do Aedes. Sensores de proximidade distribuídos pelo modelo 3D, ao serem acionados pelo público, projetam informações em uma tela sobre a anatomia e outros detalhes do mosquito.

Passeando pela mostra, o público encontra diversas atividades interativas, entre elas o “Quintal Interativo”, em que é possível observar, com lupas, o ciclo de vida do mosquito, desde o ovo até a fase adulta. Além disso, a ideia é encontrar potenciais criadouros do vetor, como pneus, caixas d’água destampadas e garrafas armazenadas de maneira incorreta. 

Já no jogo “Detetive da Dengue”, que apresenta cenários com possíveis criadouros, o participante deve identificá-los e bloqueá-los. Quem encontrar e eliminar mais focos ganha a partida e acumula pontos para a próxima fase, com nova missão.

A dengue, seus sintomas e suas principais consequências para o corpo humano são temas abordados na exposição, que também discute a relação do vírus zika com a microcefalia e o histórico da chikungunya no Brasil. Os principais estudos em andamento, em nosso país e no mundo, também são destaques, como as pesquisas para o desenvolvimento de vacinas e o uso da bactéria Wolbachia, uma novidade da Fiocruz para impedir a multiplicação dos vírus no Aedes aegypti.

"Aedes: que mosquito é esse?" é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com a farmacêutica Sanofi. Conta ainda com apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, que coordena diversas ações integradas para o controle do Aedes.

 

Serviço
Exposição "Aedes: que mosquito é esse?"
Local: Espaço Ciência
Endereço: Complexo de Salgadinho, Olinda
Parque Memorial Arcoverde, Parque 2, s/n - Pernambuco
Atendimento (hora limite para a entrada de grupos: 16h)
Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h, e das 13h às 17h
Finais de semana: das 13h30 às 17h
Entrada: grátis | Classificação: sem restrição
Informações: www.espacociencia.pe.gov.br
Agendamento: (81) 3241-3226

 

Publicado em 15/06/2018

 
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Nova Rio conheça