Ir para o conteúdo


Com 21 painéis, a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” aborda aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com foco especial no câncer e nas ações para o seu controle no país. Com o estigma de doença mutiladora, hoje o câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente e dispõe de alternativas de tratamento e de cura. Fruto do projeto “História do câncer - atores, cenários e políticas públicas”, parceria entre o Inca e a de Casa Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, a exposição integra a campanha Outubro Rosa e pôde ser conferida na Estação Rodoviária do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos).
 
Partindo da estrutura anatômica da mama, o público conferiu diversos módulos temáticos, entre os quais: Os seios na arte; Os seios como fonte de vida; Lendas, mitos e religiosidade; Os seios e a emancipação feminina; O câncer de mama na Antiguidade; Cirurgia moderna; Dos raios X à mamografia; Outros meios diagnósticos; Tratamento; Promovendo a autoestima; Fatores de risco e de proteção; Ações nacionais de controle do câncer de mama; Outubro Rosa; Rastreamento mamográfico em debate; Para controlar o câncer de mama no Brasil.

O câncer de mama resulta do crescimento desordenado de células com potencial invasivo, que se dá a partir de alterações genéticas (hereditárias ou adquiridas). Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Por isso, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Exposição: “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”
Local: Estação Rodoviária do VLT Carioca | Entrada gratuita
Visitação: 24 a 31 de outubro
Horário: das 6h à 00h
Endereço: rua Santo Cristo, 123-131, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ
Telefone para atendimento: 0800-000-0858


Atualizado em 01/11/2017
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça