O próximo anfitrião do Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas será o município mineiro de Machacalis, distante mais de 900 quilômetros da sede do Museu da Vida, na cidade do Rio de Janeiro. O museu itinerante ficará no Centro Festivo de Machacalis de 8 a 11 de agosto, oferecendo ao público atividades culturais, de lazer e divulgação científica. Experimentos práticos, modelos tridimensionais, jogos, exposição e o espetáculo circense No Pocket, com o Coletivo Nopok: serão várias atrações divididas em quatro áreas – Na onda da transformação, Por dentro de nós, Meu cérebro me engana e Água é vida. Toda a programação é gratuita.

Aprender brincando sobre energia é a proposta da área Na onda da transformação. A energia pode ser classificada em diferentes tipos fundamentais, e toda utilização de energia envolve a transmissão ou transformação de um tipo em outro. O museu itinerante destacará a energia mecânica por meio de equipamentos lúdicos como a cadeira giratória, a alavanca, o sistema de roldanas e o girotec. A energia elétrica também estará em cena com a pilha humana, a placa fotovoltaica e a casa maquete, investigando a produção, a transformação e o consumo de energia.

Já a área Por dentro de nós convida a uma viagem por aspectos do corpo humano, suas estruturas e saúde. Modelos anatômicos permitirão conhecer melhor o sistema reprodutor. O olho humano e o funcionamento da visão também estarão em destaque. A percepção visual humana é o mote da área Meu cérebro me engana, que trará uma coleção de ilusões visuais.

Uma exposição sobre os rios brasileiros, que combina geografia, história e arte, compõe a área Água é vida. Esta inclui ainda jogos, que abordam as propriedades e os usos da água, e a Bancada de Microscopia, onde será possível utilizar lupas para identificar os diversos estágios de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, bem como manusear microscópios para observar protozoários vivos em uma gota d’água.

Além disso, vídeos sobre cientistas brasileiros serão exibidos no caminhão do Ciência Móvel. Na programação, estão filmes das séries Ciência em gotas, Profissão cientista e Um cientista, uma história.

Sobre Machacalis
A equipe do Ciência Móvel percorrerá cerca de 14 horas de estrada até Machacalis, munícipio que fica a 645 quilômetros de Belo Horizonte e tem aproximadamente 7 mil habitantes, segundo estimativa do censo de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para outras informações sobre o município, clique aqui.

Sobre o Ciência Móvel
O Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da SanofiEDF Norte Fluminense, Dow e Halliburton, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Quer saber como foram as atividades do Ciência Móvel em outras cidades já visitadas em 2018? Confira nos nossos álbuns de fotos!

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Centro Festivo de Machacalis
Endereço: Rua Milton Campos, 532, Machacalis/MG
Dias/horários:
8 de agosto – das 9h às 12h30 e das 14h às 17h
9 de agosto – das 9h às 12h30, das 14h às 17h e das 18h às 20h
10 de agosto – das 9h às 12h30 e das 14h às 17h
11 de agosto – das 9h às 12h
Informações:
Prefeitura Municipal de Machacalis – (33) 3627-1316
Assessoria de comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) – (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 31/07/2018.