No dia 6 de novembro, no auditório do Museu da Vida, acontece o evento “Os públicos dos museus e centros de ciência, indicadores e percepções da cultura científica", promovido pela rede de sete instituições que constituem o Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T), cujo objetivo é a produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes sobre as práticas culturais e a divulgação da ciência em espaços museais, e com apoio do CNPq.

Com esta iniciativa, espera-se contribuir para a reflexão sobre o papel atual dos museus na sociedade e para a compreensão de fatores e experiências que promovam a democratização do acesso e legitimem a apropriação reflexiva e plural da cultura científica.

O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia. Os certificados serão enviados por email para quem tiver participação integral no evento.

09h às 09h30: Recepção dos participantes com café da manhã

9:30h às 9:45h: ABERTURA
Paulo Elian, Diretor da Casa de Oswaldo Cruz
Alessandro Franco Batista, Chefe do Museu da Vida
Denise Studart, Coordenadora do evento / Membro da Comissão Organizadora

9:45h às 11:45h: Mesa “Pesquisa sobre Percepção Pública da Ciência e Letramento Científico”
Palestrantes:
. Douglas Falcão Silva (Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST - MCTIC)
. Anderson Gomes (Universidade Federal de Pernambuco, UFPE e Instituto Brasileiro de Letramento Cientifico).
. Silvia Donnini (MEC; Ex-Membro do Conselho do Instituto Abramundo)
Debatedora: Vanessa F. Guimarães (Museu da Vida, COC / Fiocruz)

Esta mesa abordará dois estudos importantes para a área: a pesquisa de percepção pública da ciência desenvolvida pelo MCTIC, que foi realizada em quatro episódios, e fornece uma visão ampla de como o cidadão comum percebe a ciência no seu cotidiano; e também a pesquisa de Letramento Científico desenvolvida pela Fundação Abramundo, que avaliou o quanto o cidadão compreende sobre matérias de jornais, revistas, bulas e outros recursos. As apresentações serão seguidas de síntese e debate.

11:45h às 12:15h: Painel “Apresentação da Pesquisa Longitudinal Perfil-Opinião de Museus e Centros de Ciência da Cidade do Rio de Janeiro (2005, 2009 e 2013) Palestrantes:
. Sonia Mano (Museu da Vida, COC / Fiocruz)
. Sibele Cazelli (Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST - MCTIC)
Mediadora: Andrea Costa (Museu Nacional, UFRJ ; Escola de Museologia, UNIRIO)

12:15h às 12:30h: Coral da Fiocruz

12:30h às 14h - Almoço

14:05h às 14:20h: Lançamento do Site do OMCC&T
Apresentação: Monica Dahmouche (Museu Ciência e Vida / Fundação Cecierj) e Denise Studart (Museu da Vida, COC / Fiocruz)

14:20h às 16:30h: Mesa “Produção de indicadores culturais e de dados sociodemográficos para o campo dos museus”
Palestrantes:
. Ricardo Meirelles (JLeiva Cultura & Esporte)
. Cristina Lins (Consultora e Pesquisadora em Indicadores Culturais)
. Luciana Sepulveda Koptcke (Fiocruz DIREB)
Debatedora: Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa)

Esta mesa abordará pesquisas sobre o perfil cultural dos brasileiros, em diferentes cidades, gostos e hábitos relacionados à cultura, assim como a criação de indicadores para a área cultural e sua importância na formulação de políticas públicas, e também a produção de dados sociodemográficos para o campo museal. As apresentações serão seguidas de síntese e debate.

16:30h: Lanche de encerramento e confraternização

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." rel="alternate">

Atualizado em 17/10/2017